M-learning e a sala de aula de Inglês como língua estrangeira

Usando celulares como ferramentas para engajar adolescentes em atividades de conversação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.39752

Palavras-chave:

tecnologia digital, aprendizagem móvel, pedagogia da parceria, inglês como língua estrangeira, atividades de conversação

Resumo

A tecnologia é definitivamente onipresente. É ela que nos mantém constantemente conectados a diferentes pessoas no dia a dia. Desde o advento dos smartphones, a tecnologia vem mudando também a maneira como realizamos muitas de nossas tarefas cotidianas, incluindo àquelas relacionadas ao contexto escolar. Ela também reinventou a maneira como os adolescentes aprendem e se portam em sala de aula, inclusive nas instituições de ensino de inglês como língua estrangeira. Isso posto, o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir o papel da aprendizagem móvel no ensino de língua inglesa e o conceito de Bring Your Own Device (Traga seu próprio dispositivo). Além disso, com base no conceito de Pedagogia da Parceria (PRENSKY, 2012), sugere um plano de
aula desenvolvido para pré-adolescentes da escola regular para mostrar como os professores podem dar o primeiro passo na implementação de dispositivos móveis em suas práticas educacionais. A aula, que pode ser aplicada em contextos online ou presencial, mostrou como os alunos adolescentes ficam mais dispostos a participar de atividades de conversação quando essas incluem o uso de dispositivos móveis. Finalmente, o texto faz uma reflexão sobre a integração de smartphones nas práticas de aprendizagem de inglês como língua estrangeira, enfatizando a essência de oferecer aulas de aprendizagem de alta qualidade, em vez de dar importância central à tecnologia por si só.

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Biografia do Autor

Daniela Roza Martin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, RS, Brasil. Especialista em Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter); graduada em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora no Colégio Militar de Porto Alegre, em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Martin, D. R. (2021). M-learning e a sala de aula de Inglês como língua estrangeira: Usando celulares como ferramentas para engajar adolescentes em atividades de conversação. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 12(1), e39752. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.39752

Edição

Seção

Artigos