M-learning e a sala de aula de Inglês como língua estrangeira
Usando celulares como ferramentas para engajar adolescentes em atividades de conversação
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.39752Palavras-chave:
tecnologia digital, aprendizagem móvel, pedagogia da parceria, inglês como língua estrangeira, atividades de conversaçãoResumo
A tecnologia é definitivamente onipresente. É ela que nos mantém constantemente conectados a diferentes pessoas no dia a dia. Desde o advento dos smartphones, a tecnologia vem mudando também a maneira como realizamos muitas de nossas tarefas cotidianas, incluindo àquelas relacionadas ao contexto escolar. Ela também reinventou a maneira como os adolescentes aprendem e se portam em sala de aula, inclusive nas instituições de ensino de inglês como língua estrangeira. Isso posto, o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir o papel da aprendizagem móvel no ensino de língua inglesa e o conceito de Bring Your Own Device (Traga seu próprio dispositivo). Além disso, com base no conceito de Pedagogia da Parceria (PRENSKY, 2012), sugere um plano de
aula desenvolvido para pré-adolescentes da escola regular para mostrar como os professores podem dar o primeiro passo na implementação de dispositivos móveis em suas práticas educacionais. A aula, que pode ser aplicada em contextos online ou presencial, mostrou como os alunos adolescentes ficam mais dispostos a participar de atividades de conversação quando essas incluem o uso de dispositivos móveis. Finalmente, o texto faz uma reflexão sobre a integração de smartphones nas práticas de aprendizagem de inglês como língua estrangeira, enfatizando a essência de oferecer aulas de aprendizagem de alta qualidade, em vez de dar importância central à tecnologia por si só.
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