Beyond (or not) the teacher’s manual
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31982Palavras-chave:
teacher’s manual, reasoning teaching, mediation, externalization.Resumo
This study aims to analyze the extent to which a novice teacher follows (or not) the classroom practices suggested in the teacher’s manual he works with, and to uncover the reasoning behind his practice when not doing so, as a manner to understand what aspects tend to mediate his practice. To do so, three classes of a novice teacher from the English Extracurricular Program of Universidade Federal de Santa Catarina were observed, being followed by interviews in which a more experienced peer teacher inquired into the participant’s reasoning. Also, the participant answered three questionnaires about his perceptions in relation to the use of the textbook and the teacher’s manual. Results show that the teacher’s practice is mediated by concepts and beliefs regarding teaching which tend to be unconscious, thus needing to be externalized and assessed so they can be uncovered, understood, and possibly modified.
***Para além (ou não) do manual do professor***
O presente estudo teve como objetivo analisar em que medida um professor em início de carreira segue (ou não) as práticas de sala de aula sugeridas no manual do professor com o qual ele trabalha, bem como desvelar os aspectos relacionados ao seu processo de tomada de decisão quando ele não segue tais sugestões, para então entender o que medeia sua prática. Para isso, três aulas de um professor em início de carreira do Curso Extracurricular de Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina foram observadas, seguidas de entrevistas nas quais um professor mais experiente o indagava sobre o seu processo de tomada de decisão. Além disso, o participante respondeu a três questionários relacionados às suas percepções sobre o uso do livro-texto e do manual do professor. Os resultados demonstram que a prática do professor é mediada por conceitos e crenças a respeito da profissão que tendem a ser inconscientes, tornando-se necessário que os mesmos sejam externalizados e acessados para então serem desvelados, compreendidos e possivelmente modificados.
Palavras-chave: manual do professor; reasoning teaching; mediação; externalização.
Downloads
Referências
Barcelos, A. M. F. 2015. Crenças e emoções de professores de inglês em serviço. Revista Contexturas, 24, p. 6-19.
Barcelos, A. M. F. 2006. Cognição de Professores e Alunos: Tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In A. M. F. Barcelos & M. H. V. Abrahão (Eds.). Crenças e Ensino de Línguas: Foco no professor, no aluno e na formação de professores (p. 15-42). Campinas, SP: Pontes.
Bardin, L. 1977. Análise de Conteúdo. (L. A. Reto & A. Pinheiro Trans). Lisbon: Edições 70.
Biehl, P. G. & Dellagnelo, A. C. K. 2016. “Contextualization” in development: A microgenetic study of an English as a foreign language teacher. Fórum Linguístico, 13, p. 1599-1615.
Cerutti-Rizzatti, M. E. & Dellagnelo, A. C. K. 2016. Implicações e problematizações do conceito de Intersubjetividade: um enfoque na formação do profissional de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 16(1), p. 117-132.
http://dx.doi.org/10.1590/1984-63982015XXXX
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. 2005. Research Methods in Education. London, EC: Routledge Falmer.
Dellagnelo, A. C. K. & Moritz, M. E. W. 2017. Mediação e (res)significação docente: a repercussão na prática pedagógica. In L. M. B. Tomitch & V. M. Heberle (Eds.). Perspectivas atuais de aprendizagem e ensino de línguas (p. 285-302). Florianópolis, SC: LLE/CCE/UFSC.
Farrell, T. S. C. & Ives, J. 2015. Exploring teacher beliefs and classroom practices through reflective practice: A case study. Language Teaching Research, 19(5), p. 594-610.
Johnson, K. E. 1992. The relationship between teachers’ beliefs and practices during literacy instruction for non-native speakers of English. Journal of Reading Behavior, 24, p. 83-108.
Johnson, K. E. 1999. Understanding Language Teaching: Reasoning In Action. Boston, MA: Heinle Cengage Learning.
Johnson, K. E. 2009. Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective. New York, NY: Routledge.
Johnson, K. E. & Arshavskaya. E. 2011. Reconceptualizing the micro-teaching simulation in an MA TESL course. In K. E. Johnson & P. R. Golombek (Eds.). Research on second language teacher education: A sociocultural perspective on professional development (p. 168-186). New York: Routledge.
Johnson, K. E. & Dellagnelo, A. C. K. 2013. How ‘sign-meaning develops’: Strategic mediation in learning to teach. Language Teaching Research, 17(4), p. 409-432.
Johnson, K. E. & Golombek, P. R. 2016. Mindful L2 Teacher Education: A Sociocultural Perspective on Cultivating Teachers’ Professional Development. New York, NY: Routledge.
Kuzborska, I. 2011. Links between teachers’ beliefs and practices and research on reading. Reading in a Foreign Language, 23, 102-128.
Lantolf, J. P. 2000. Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford, OX: Oxford University Press.
Lantolf, J. P. & Thorne, S. L. 2006. Sociocultural Theory and the Genesis of Second Language Development. Oxford, OX: Oxford University Press.
Larsen-Freeman, D. 2000. Techniques and principles of language teaching. Oxford, UK: Oxford University Press.
Nunan, David. 1992. Research Methods in Language Learning. New York, NY: Cambridge University Press.
Oliveira, M. K. 2001. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo, SP: Scipione.
Pajares, F. M. 1992. Teachers’ Beliefs and Educational Research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, 62(3), p. 307-332.
Richards, J. C. & Farrell, T. S. C. 2011. Practice Teaching: A reflective approach. New York, NY: Cambridge University Press.
Rosa, M. S. T. 2016. Unveiling teacher learning: an investigation on the role of narratives and dialogic mediation on concept development. Florianópolis, UFSC (Unpublished Doctoral Dissertation).
Ruhmke-Ramos, N. K. 2018. Practice teaching as a tool to promote concept development: a sociocultural study. Florianópolis, UFSC (Unpublished Doctoral Dissertation).
Silva, K. M. 2018. A (co)construção de conceitos acadêmicos na formação inicial do professor de língua estrangeira – inglês em aulas de metodologia de ensino e no estágio supervisionado em um curso de Letras. São José do Rio Preto, UNESP (Unpublished Doctoral Dissertation).
Valsiner, J. 2001. Comparative study of human cultural development. Madrid, Spain: Fundación Infancia y Aprendizaje.
Vieira-Abrahão, M. H. 2012. A Formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural. Signum: Estudos Linguísticos, 15(2), p. 457-480.
Vieira-Abrahão, M. H. 2014a. Sessões colaborativas na formação inicial e em serviço de professores de inglês. Horizontes de Linguística Aplicada, 13(1), p. 15-39.
Vieira-Abrahão, M. H. 2014b. A construção do conhecimento teórico-prático do professor de línguas em formação inicial. Revista Contexturas, 23, p. 161-191.
Vygotsky, L. S. 1978. Mind in Society: the development of higher psychological processes. M. Cole, V. John-Steiner, S. Scribner, & E. Souberman (Eds.). Cambridge, Mass: Harvard University Press.
Vygotsky, L. S. 1987. The collected works of LS Vygotsky. Rieber, R. W. & Carton, A. S. (Eds). New York, NY: Plenum Press.
Wertsch, J. V. 1984. The Zone of Proximal Development: Some Conceptual Issues. New Directions for Child Development, 23, p. 7-18. https://doi.org/10.1002/cd.23219842303
Wertsch, J. V. 1985. Vygotsky and the Social Formation of Mind. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.