Linguística Aplicada e o ensino de línguas adicionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31113Palabras clave:
linguística aplicada, professores, pós-método.Resumen
Esse artigo objetiva salientar a importância do conhecimento da Linguística Aplicada (LA) na construção contínua de práticas pedagógicas que envolvem o ensino-aprendizagem de línguas e, por meio da relação entre os métodos/as abordagens de ensino e do desenvolvimento das pesquisas em LA, mostrar como o papel do professor foi se modificando, desde o surgimento da LA até o que se convencionou chamar, hoje, de Pós-método – Prabhu (1990), Kumaravadivelu (1994, 2001) e Celani (2009). Nesse cenário, é o professor quem passa a determinar – ou deveria determinar – qual método/abordagem será mais profícuo(a), a partir da investigação de seu contexto e não a priori. Espera-se que este trabalho contribua para que o professor de língua adicional reflita sobre suas práticas em sala de aula – do por quê, para quê, como e o que ensinar –, para transformá-las, formar-se crítico-reflexivamente e se tornar, de fato, um professorpesquisador.
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