Leitura e Escrita Acadêmica através de Abstracts: uma proposta de tarefa
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2015.s.21527Palabras clave:
Proposta de tarefa, Abstracts, Inglês para fins acadêmicos.Resumen
A produção de textos acadêmicos escritos em inglês é uma parte essencial das práticas de universitários. Entretanto, em geral, há pouca instrução em relação aos gêneros de textos mais comuns nesse ambiente. Essa situação piora no contexto de aprendizagem de uma língua adicional. O presente trabalho atende essa necessidade, pois propõe uma tarefa para o estudo de inglês acadêmico, projetada para grupos do nível intermediário de proficiência. O objetivo é ampliar a autonomia dos alunos em relação ao gênero mais comum na universidade: abstracts. O projeto de ensino apresentado aqui é focado no estudo de um corpus composto de abstracts de artigos no português brasileiro e na elaboração de diretrizes para a escrita de abstracts, derivadas de uma folha de orientações para analisar o corpus.
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Academic Reading and Writing through Abstracts: a task proposal
The production of academic texts written in English is an integral part of university students’ practices. However, in general, there is little instruction regarding common text genres within this sphere. This condition is even worse in the additional language learning context. This paper meets this need, since it proposes a task for the study of academic English, designed to groups of intermediate proficiency level. The objective is to increase students’ autonomy concerning one of the most common genres in university: abstracts. The teaching project here presented is centered in the study of a corpus composed by Brazilian papers’ abstracts and in the design of guidelines to abstract writing deriving from a guidance sheet to analyze this corpus.
Keywords: Task proposal; Abstracts; English for academic purposes.
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Citas
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