No poder do Espírito: Miqueias 3,8
Palavras-chave:
Miqueias, Profeta, Justiça, Espírito de YHWH.Resumo
Em todos os tempos, profetas têm mostrado que sua palavra é indispensável para a evolução do ser humano e da sociedade na qual estão inseridos. No caso dos profetas do povo de Israel, testemunhados no Antigo Testamento, esta palavra se destaca ainda mais pelo compromisso irredutível com a justiça e o direito, em nome de YHWH. Neste contexto, adquirem especial relevância os profetas que atuaram no período do 8º século a.C. Entre tais profetas se destaca a palavra de Miqueias. Miqueias atuou no Reino de Judá, num momento delicado da vida política de seu povo. O presente texto tem como objeto a palavra de Miqueias 3,8. O versículo é submetido à análise exegética. O objetivo é contribuir no estudo e compreensão do compromisso profético que emana de tal palavra.
Referências
ALONSO SCHÖKEL, Luis. Dicionário bíblico hebraico-português. São Paulo: Paulus, 1997.
ALONSO SCHÖKEL, Luis; SICRE DÍAZ, José Luis. Profetas II: Ezequiel, Profetas menores, Daniel, Baruc, Carta de Jeremias. São Paulo: Paulinas, 1991.
BALLARINI, Teodorico; VIRGULIN, Stefano; SPINETOLI, Hortênsio. Introdução à Bíblia: Os doze profetas, Daniel. Petrópolis: Vozes, 1978.
BAUER, Johannes B. Dicionário de Teologia Bíblica. São Paulo: Loyola, 1973. Vol. 1-2.
BÍBLIA. Português. Nova versão Internacional. Bíblia Sagrada: nova versão internacional. São Paulo: Sociedade Bíblia Internacional, 2003.
BÍBLIA. Português. Almeida (1993). A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. 2. ed. revista e atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.
BÍBLIA. Português. CNBB – CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Bíblia Sagrada: tradução da CNBB com introduções e notas. São Paulo: Ave Maria, 2001.
BORN, A. van den. Dicionário enciclopédico da Bíblia. 2. ed. Petrópolis: Vozes; Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1977.
BOTTERWECK, G. Johannes; RINGGREN, Helmer. Theological dictionary of the Old Testament. Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1974-2003.
BRIGHT, John. História de Israel. 7. ed. São Paulo: Paulus, 2003.
DEICKE, Nelson. Exegese de Mq 3.8. São Leopoldo: Faculdade de Teologia, 1984. (Polígrafo).
DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. 2. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2000. 2 v.
ELLIGER, Karl; RUDOLPH, Wilhelm (eds.). Biblia Hebraica Stuttgartensia. 5. ed. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 1997.
FRANCISCO, Edson de Faria. Manual da Bíblia Hebraica: Introdução ao texto massorético. Guia introdutório para a Biblia Hebraica Stuttgartensia. 3. ed. São Paulo: Vida Nova, 2008.
FLANAGAN, Neal M. Los Libros de Amós, Oseas y Miqueas. Bilbao: Ediciones Mensajero, 1969. (Conoce la Biblia Antiguo Testamento, 15).
HOLLENBERG, Johannes; BAUMGARTNER, Walter. Gramática elementar da língua hebraica. 4. ed. São Leopoldo: Sinodal, 1980.
JENNI, Ernst; WESTERMANN, Claus. Diccionario Teologico Manual del Antiguo Testamento. Madrid: Cristiandad, 1978. 2 v.
RÖSEL, Martin. Panorama do Antigo Testamento: história contexto e teologia. São Leopoldo: Sinodal, Faculdades EST, 2009.
SCHMIDT, Werner H. Introdução ao Antigo Testamento. 4. ed. São Leopoldo: Sinodal, Faculdades EST, 2009.
SCHWANTES, Milton; SCHMITT, Flávio. Profetas clássicos em Israel por Milton Schwantes. São Leopoldo: Oikos, 2016.
STAHLHOEFER, Alexander de Bona. Exegese de Mq 2.6-11. São Bento do Sul: Faculdade Luterana de Teologia, 2005.
ZENGER, Erich. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Loyola, 2003.
WOLFF, Hans Walter. Dodekapropheten 4, Micha. Neukirchen-Vluyn: Neukirchener Verlag, 1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a ReBiblica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a ReBiblica como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela ReBiblica, o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a ReBiblica apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.