PEDAGOGY AND PATERNALISM IN FUCHTE’S ADDRESSES TO THE GERMAN NATION

Autores

  • Renan Llorente Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2001.2.35003

Palavras-chave:

Educação. Fichte. Filosofia politica. Idealismo alemão. Nacionalismo.

Resumo

Os Discursos à Nação Alemã de Fichte foram considerados durante muito tempo uma importante contribuição para o desenvolvimento do nacionalismo alemão e do pensamento nacionalista em geral Todavia, embora os Discursos continuem sendo lidos como um prenúncio das aspirações nacionalistas alemãs, grande parte de seu contendo substantivo é hoje ignorado. Neste artigo, o Autor examina um aspecto deveras negligenciado dos Discursos, a saber, o “sistema de educação nacional” neles propostos e que merecem séria consideração pelo modo como Fichte concebe e articula o papel e função da intelligentsia em busca de salvação nacional. Argumenta-se, de modo especial, que é através da exaltação da educação que Fichte legitima sua proposta de governo por uma elite erudita, um tipo de despotismo esclareci do. Mostra-se ainda que o escopo dos privilégios concedidos aos “eruditos” na reforma educacional de Fichte solapa seu potencial radicalmente igualitarista, e que sua proposta termina por mostrar-se incoerente e inconsistente em seus próprios termos, na medida em que os propósitos explícitos de seu sistema e os resultados prometidos invalidariam completamente, se levados a cabo, a reivindicação dos esclarecidos de governa, se não a necessidade de tais governantes.

 

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Publicado

2001-12-30

Como Citar

Llorente, R. (2001). PEDAGOGY AND PATERNALISM IN FUCHTE’S ADDRESSES TO THE GERMAN NATION. Veritas (Porto Alegre), 46(2), 165–185. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2001.2.35003