Como o estruturalismo pode resolver o problema do ‘acesso’

Otávio Bueno

Resumo


De acordo com o estruturalismo matemático, a matemática não consiste no estudo de objetos matemáticos, mas de estruturas. Ao afastar-se dos objetos, o estruturalista reivindica uma posição que lhe permite resolver o problema do “acesso”: é possível explicar a possibilidade do conhecimento matemático sem exigir qualquer acesso aos objetos em questão. Fraser MacBride criticou a resposta estruturalista, argumentando que esta enfrenta um dilema na tentativa de resolver o problema em apreço (MacBride, 2004). Neste artigo, argumento que o dilema de MacBride pode ser resistido e que, especialmente na versão articulada por Michael Resnik (Resnik, 1997), o estruturalismo pode resolver o problema do “acesso”. Mostro exatamente como o dilema de MacBride falha, argumentando que esta falha nos fornece uma oportunidade para destacar uma característica importante do estruturalismo, a saber: a maneira pela qual ele articula uma imagem fundamentalmente diferente da epistemologia matemática com relação àquela sugerida pela epistemologia tradicional.


Palavras-chave


Epistemologia Matemática. Estruturalismo. Ontologia. Platonismo.

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Referências


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Shapiro, S. Philosophy of Mathematics: Structure and Ontology. New York: Oxford University Press, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.2016.1.23296



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Previsão: 06/07/2020


ISSN-L: 0042-3955 | e-ISSN: 1984-6746


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