“Lentes” Hermenêuticas de Meister Eckhart

Josué Soares Flores

Resumo


O artigo a seguir pretende apresentar Meister Eckhart, teólogo místico alemão do século XIII, da Ordem dos Pregadores (Dominicanos) como referência na hermenêutica bíblica a partir da Teologia Negativa e Ascética, dialogando com a Escolástica, com a literatura Mística da Tradição Cristã e a literatura Hermética e Sapiencial. Fundamos nossa análise sobre os textos dos Sermões Alemães, obra de Eckhart, em que ele faz comentários bíblicos, utilizando os métodos exegéticos medievais, sempre destacando os elementos conceituais de sua Teologia Mística, permitindo criativamente uma interpretação ímpar que influenciará as demais gerações de místicos(as) nos séculos seguintes. Eckhart irá responsavelmente transcender tanto os limites dogmáticos do magistério, quanto o método exegético e as fronteiras da Escolástica, sendo por isso, incompreendido e condenado como anátema. Eckhart é aqui apresentado para os que suspeitam estar a Teologia demasiadamente presa ao método, ao dogma e à razão para a superação criativa e responsável em direção à transcendência.

Palavras-chave


Meister Eckhart. Hermenêutica. Teologia Ascética. Sermões. Exegese Medieval. Teologia Apofática.

Texto completo:

PDF

Referências


ECKHART, Mestre. A mística de ser e de não ter. Coord. Leonardo Boff. Petrópolis: Vozes, 1983. (Série Espiritualidade, 5).

______. O Livro da Divina Consolação e outros textos seletos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

______. Sobre o desprendimento e outros textos. Trad. do Médio-Alemão de Alfred J. Keller. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. Sermões Alemães 1. Bragança Paulista/Petrópolis: Ed. Universitária São Francisco/Vozes, 2006. Vol. 1 e 2.

Três Iniciados. O Caibalion. São Paulo: Pensamento. 1978.

UNDERHILL, Evelyn. Mysticism – A study in the nature and development of Man’s spiritual consciousness. New York: Meridian Books, 1958.

ZǍK, Lubomir. Trindade e imagem – Aspectos da teologia mística de Vladimir Losskij. Márcio Luiz Fernandes (Org.). São Paulo: Ave-Maria, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-6736.2014.3.19787

ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS