Quando diferença e acolhida se encontram: Igreja e Migrações

Marileda Baggio

Resumo


A migração é tão antiga quanto a humanidade. Ela pode tomar rumos diversos no decorrer da história. Contudo será sempre um destacar-se das relações familiares, da terra natal, da cultura e da língua de origem e até do modo de viver a fé. É nessa migração dos povos que a Igreja se mobilizou. Com métodos pastorais diversos, ela sempre marcou presença no caminhar da humanidade. Avanços se fizeram notar no passar dos séculos. É depois do Vaticano II que a Igreja assume verdadeiramente seu rosto de Jesus Peregrino. Faz-se migrante com os migrantes. Hoje ela se faz presente nas várias faces da migração, trocando sua versão assistencialista, pela vivência da alteridade e da acolhida em meio ao povo de Deus migrante. É acolhendo o diferente que haverá o encontro com o próprio Jesus Cristo.

Palavras-chave


Igreja. Migrações. Alteridade. Acolhida.

Texto completo:

PDF

Referências


BAGGIO, Marileda. Entre dois mundos: a Igreja no pensar e no agir de Giovanni Battista Scalabrini. Brasília: CSEM, 2011.

CALDUCH-BENAGES, Nuria. Migrazioni nel Antico Testamento. In: Grazziano Battistella (a cura di). Migrazioni. Dizionario socio-pastorale. Cinisello Balsamo. Edizioni San Paolo, 2010.

DE PAOLIS, Velasio. Chiesa e Migrazioni, Quaderni SIMI-2. Roma: Urbaniana University Press, 2005.

NEGRINI, Angelo. La Santa Sede y el fenómeno de la Movilidad Humana. In: PeMo, v. 34, n. 88-89, 2002.

PONTIFICIO CONSELHO DA PASTORAL PARA OS MIGRANTES E OS ITINERANTES COR UNUM, Cidade do Vaticano, 2013. Introdução.

PONTIFÍCIO CONSELHO DA PASTORAL PARA OS MIGRANTES E OS ITINERANTES. Erga migrantes caritas Christi (Instrução). Città del Vaticano, 2004.

ROSOLI Gianfausto. Insieme oltre le frontiere. Roma: Salvatore Sciascia Editore, 1996.

SEGANFREDO, Mafalda. Projeto sóciopastoral de João Batista Scalabrini (Pro Emigratis Catholicis). In: Profetismo e identidade apostólico-missionária da Irmã Scalabriniana. Brasília: CSEM, 2001. p. 71.

SCALABRINI, Giovanni Battista. Memoriale per la costituzione di una commissione pontificia: Pro emigratis catholicis. In: TOMASI, Silvano; ROSOLI, Gianfranco (Ed.). Scalabrini e le migrazioni moderne. Roma, 1985.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-6736.2014.2.19781

ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS