Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Teocomunicação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1      A Revista TEOCOMUNICAÇÃO publica artigos científicos de autores com título de Doutor. Artigos de autores com título de Mestre também poderão ser aceitos quando são escritos e assinados em conjunto com autor portador de título de Doutor, desde que observado:

1.1     Os artigos discorram sobre temas ligados à Teologia: teologia sistemática, teologia moral, Sagrada Escritura, história da Igreja, história das religiões etc.

1.2     Os textos sejam inéditos e resultados de pesquisa, não submetidos simultaneamente a outro periódico.

1.3      Recensões e resenhas sejam de obras de interesse para a área da Teologia, publicadas no Brasil ou no exterior.

1.4     Idiomas aceitos: português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.

2        Artigos e resenhas sejam submetidos eletronicamente no endereço indicado abaixo, para serem recebidos pelo Conselho Científico e avaliados por pareceristas ad hoc no sistema “revisão por pares”.

3        Quanto à estrutura geral, os artigos tenham introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, com as seções e subseções numeradas no sistema decimal e no formato usado nas presentes normas, com as dimensões de um texto com até 32.000 caracteres com espaços, incluídas as notas, ou seja, em torno de 15 páginas A4, espaçamento entre linhas 1,5 e com fonte Times New Roman em corpo 12. 

4        Citações literais, de até três linhas, apareçam entre aspas, em tamanho normal, dentro do texto. Citações longas, quando necessárias, apresentam-se a 4 cm da margem esquerda, em espaço interlinear simples, letra em fonte Times New Roman, em corpo 10 e sem aspas.

5        Para grifar palavras ou frases, seja usado o itálico. Figuras e tabelas estejam inseridas no texto, e não em seu final.

6        As indicações bibliográficas sejam feitas em notas de rodapé (e não no sistema autor-data no corpo do texto), em forma sintética, nos seguintes padrões:

6.1     Livros: KASPER, W. A misericórdia, p. 90.

6.2     Artigos de periódicos ou capítulos de obra coletiva: KLERING, J.R. As Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano, de Medellín a Aparecida e a Comunicação, p. 345.

6.3     Para livros e artigos já citados anteriormente, repetem-se as referências de modo sintético (autor, título, página). Não se usem as abreviações Op.cit. e Id. Ibid.

7        As referências sejam inseridas no final do artigo, em ordem alfabética, nos seguintes padrões:

7.1       Livros: KASPER, Walter. A misericórdia: Condição fundamental do Evangelho e chave da vida cristã. São Paulo: Loyola, 2015.

7.2     Artigo em revista ou periódico: KLERING, José Romaldo; MOSENA, Miguel. Colegas, santos, contemporâneos: Modelos no trabalho contra a exclusão “Combati o bom combate, guardei a fé” (2 Tm 4,7). Teocomunicação, Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 193-218. maio-ago. 2015.

7.3     Artigo ou capítulo de obra coletiva: KONINGS, Johan. Sagrada Escritura e Teologia. In: ABREU, Elza Helena de; ZACHARIAS, Ronaldo (Orgs.) Sagrada Escritura e Teologia: por uma responsabilidade social e comunitária da fé cristã. São Paulo: Paulinas, 2011, p. 28-39.

8        Endereços eletrônicos, sublinhados, mas sem hiperlink, constem apenas nas referências, ao final, conforme os seguintes padrões:

8.1     Com DOI: KLERING, José Romaldo; MOSENA, Miguel. Colegas, santos, contemporâneos: Modelos no trabalho contra a exclusão “Combati o bom combate, guardei a fé” (2 Tm 4,7). Teocomunicação, Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 193-218. maio-ago. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-6736.2015.2.22355.

8.2     Sem DOI: KLERING, José Romaldo; MOSENA, Miguel. Colegas, santos, contemporâneos: Modelos no trabalho contra a exclusão “Combati o bom combate, guardei a fé.” (2 Tm 4,7). Teocomunicação, Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 193-218. maio-ago. 2015. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/view/22355/13651. Acesso em 13/05/2016.

9        Referências bíblicas e do Magistério da Igreja sejam feitas no texto, entre parênteses, com título em itálico, por extenso ou em siglas. Ex.: (Mt 5,1-12; Lc 4,20-22; GS 25 ou Gaudium et Spes 25). Quando necessário, acrescente-se o significado da sigla ou abreviatura entre parênteses ou em nota. Para citações bíblicas, não se usem s e ss após o número do versículo. Ex.: Lc 4,20-22 (e não Lc 4,20ss).

10    Caracteres gregos e hebraicos sejam preferencialmente escritos com as fontes BibleWorks (disponíveis em http://www.bibleworks.com/download.html). Caso não se usem estas fontes, caracteres gregos e hebraicos, assim como demais caracteres não latinos, sejam todos transliterados.

11    Textos citados em outras línguas sejam traduzidos no corpo do artigo, com o original em rodapé, quando útil.

12    Todas as notas sejam numeradas sequencialmente.

13    O artigo seja acompanhado de Resumo (Abstract), em português e inglês, com tamanho de 100 a 200 palavras e palavras-chave (até seis, separadas por ponto), com fonte Times New Roman em corpo 10.

14    O nome do autor esteja removido do texto e também das "Propriedades do documento" (opção do menu "Arquivo" do MS Word), para garantir a avaliação cega dos pareceristas ad hoc.

15    Os arquivos, em formato Microsoft Word (.doc ou .docx), devem ser submetidos eletronicamente na página da revista:

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/index.


ORCID:

É obrigatório informar o código ORCID. Se necessário, registre-se em:  https://orcid.org/signin

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1.  A contribuição seja original e inédita e não esteja em processo de avaliação para ser publicada por outra revista

  2. Os arquivos submetidos estejam em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).

  3. O texto esteja em espaço um e meio, use fonte Times New Roman com corpo 12; seja empregado itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); figuras e tabelas estejam inseridas no texto, e não em seu final.

  4. O texto siga os requisitos de formatação da revista segundo as “Diretrizes para autores”, encontradas acima. 

  5. O nome do autor tenha sido removido do texto e também das "Propriedades do documento" (opção do menu "Arquivo" do MS Word), para garantir a avaliação cega dos pareceristas ad hoc.

 

Declaração de Direito Autoral

DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a TEOCOMUNICAÇÃO implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a TEOCOMUNICAÇÃO como o meio da publicação original.

LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença 
Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela TEOCOMUNICAÇÃO o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.

Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a TEOCOMUNICAÇÃO apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.

Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da Revista Teocomunicação, não estando disponíveis para outros fins.