Um panorama da produção jornalística audiovisual no ciberespaço: as experiências das redes colaborativas

Autores

  • Beatriz Becker Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Juliana Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6316

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, narrativas jornalísticas audiovisuais, redes colaborativas

Resumo

A convergência midiática e a interatividade têm sido incorporadas às rotinas produtivas do jornalismo na internet, porém não têm garantido a qualidade dos textos. O trabalho consiste numa reflexão crítica sobre os modos de utilização da linguagem audiovisual e os processos interativos oferecidos por sites jornalísticos e redes colaborativas. A partir de um mapeamento dessas experiências e de uma análise comparativa das redes Overmundo e Canal Contemporâneo, e dos portais UOL e G1, são apontadas possibilidades de construção de novos formatos e conteúdos audiovisuais no ciberespaço e modos diferentes de produção e consumo de informações jornalísticas. O estudo revela que essas redes podem se constituir em práticas inovadoras de jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Juliana Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

AGUIAR, Pedro. O “jornalismo twitter” não muda nada. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?Cod=522ENO001 Acesso em: 24 jan. 2009.

ALBORNOZ, Luis A. Periodismo digital: Los grandes diários em la Red. Buenos Aires: La Crujía, 2007.

BECKER, Beatriz. Diversidade e pluralidade: Desafios da Produção de um telejornalismo de qualidade. In: BORGES, Gabriela; REIABAPTISTA,(orgs.). Discursos e Práticas de Qualidade na Televisão. Lisboa: Novos Horizontes, p. 357-367, 2008.

BECKER, Beatriz; TEIXEIRA, Juliana. Webjornalismo Audiovisual: Perspectivas para um Jornalismo de Qualidade no Ciberespaço. Revista do NP de Comunicação Audiovisual da Intercom, São Paulo, v. 1, n. 2, p.97-113, 2008.

BIANCONI, Giulliana. Meninos mais novos já preferem internet à TV no Brasil. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u426874.shtml Acesso em: 21 nov. 2008.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

______. A Galáxia da internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

ESSENFELDER, Renato. Tiragem dos jornais pagos cresce 5% no Brasil, mas média é enganadora. Disponível em: http://www.midialogismo.com/2009/01/tiragem-dos-jornais-pagos-cresce-5-no.html Acesso em: 10 jan. 2009.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UNB, 2001.

FOLHA ON LINE. Internet no Brasil chega a mais de 40 milhões de pessoas. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u416776.shtml Acesso em: 12 nov. 2008.

IT WEB. 41 milhões têm acesso à internet no Brasil. Disponível em: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=49199 Acesso em: 13 nov. 2008.

KUNCZIK, Michael; VARELA JR., Rafael. Conceitos de jornalismo: norte e sul – Manual de comunicação. São Paulo: EdUSP, 1997.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

MACHADO, Elias. O Ensino de jornalismo em tempos de ciberespaço. In: MACHADO, Elias e PALÁCIOS, Marcos (Orgs.). O Ensino do jornalismo em redes de alta velocidade. Salvador: EDUFBA, p.11-21, 2007.

NUNES, José Mauro. Acesso à internet no Brasil cresce a passos largos. Disponível em: http://josemauronunes.wordpress.com/2009/01/09/acesso-a-internet-no-brasilcresce-a-passos-largos Acesso em: 12 jan. 2009.

PALACIOS, Marcos. Jornalismo online, informação e memória: Apontamentos para debate. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2002_palacios_informacaomemoria.pdf Acesso em: 10 abr. 2008.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador. Porto Alegre: Sulina, 2007.

SALAVERRÍA, Ramón. Hipertexto periodístico: mito y realidad. En: Masip, Pere; Josep Rom (Eds.). La utopia digital en els mitjans de comunicació: dels discursos als fets. Un balanç. Barcelona: Universitat Ramon Llull, 2005.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho – uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo, Vol. II. Florianópolis: Insular, 2005.

VIZEU, Alfredo (Org.). A sociedade do telejornalismo. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Como Citar

Becker, B., & Teixeira, J. (2009). Um panorama da produção jornalística audiovisual no ciberespaço: as experiências das redes colaborativas. Revista FAMECOS, 16(40), 44–50. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6316

Edição

Seção

Múltiplos Espaços