O cinema da busca: discursos sobre identidades culturais no cinema brasileiro dos anos 90
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.27.3326Palabras clave:
Cinema brasileiro, representações, identidadeResumen
A proposta deste artigo é analisar o cinema como mediador de representações em torno das identidades culturais de um grupo. A partir de aportes teóricos de autores como Stuart Hall e Manuel Castells se procurará fazer um estudo de caso centrado em dois filmes brasileiros, produzidos durante os anos 90: Terra Estrangeira, 1995, de Walter Salles e Daniela Thomas, e Central do Brasil, 1997, de Walter Salles, que desde os títulos apontam para uma discussão em torno das questões de representações das identidades culturais brasileira.Descargas
Citas
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.
AUMONT, Jaques. A estética do filme. Campinas: Papirus Editora, 1995.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: proposta para uma história. 2ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e Cidadãos. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1999.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHARTIER, Roger. A história Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
GARDNIER, Ruy. Como se constrói um país. In: Cinema Brasileiro Anos 90: 9 questões. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, p. 21-22, 2001.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra: Embrafilme, 1980.
GUILLEN, Maria Cristina. O sertão e a identidade nacional em Capistrano de Abreu. In: BURITY, Joanildo (org.). Cultura e identidade. Perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.
HALL, Stuart. Identidades Culturais na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1997.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
HOBSBAWN, E., RANGER, T. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
LUCHIARI, Maria Tereza Duarte Paes. A (re)significação da paisagem no período contemporâneo. In: ROSENDALL, Zeny, CORRÊA, Roberto L. Paisagem, imaginário e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
ORICCHIO, Luiz Zanin. Cinema de novo. Um balanço crítico da retomada. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
ORTIZ, Renato. Mundialização da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1998.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
PRADO, Guilherme de Almeida. O elo perdido. Revista USP, São Paulo, Dossiê Cinema Brasileiro, n. 19, p. 24-29, set./out./nov. 1993.
SOUZA, Carlos Roberto de. Humberto Mauro. In: Cinema Brasileiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, p. 105-121, 1987.
ROSSINI, Miriam de Souza. O que mostramos de nós? A América Latina nas Telas. Revista Sessões do Imaginário, Porto Alegre, Famecos/PUCRS, n. 7, p. 17-24, dez. 2001.
ROSSINI, Miriam de Souza. Os filmes de reconstituição histórica nos anos 90 e a memória nacional. ArtCultura, Revista do NEHAC/UFU, Uberlândia, v. 3, n. 3, p. 81-86, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.