Estereoscopia e o uso do conceito ilusão nas teorias do cinema

Helio Augusto Godoy de Souza

Resumo


o artigo trata da imagem estereoscópica cinematográfica e fotográfica. Esse tipo de imagem se caracteriza por sua configuração no espaço fora da tela. Nessas imagens, a visão em profundidade tem sido explicada como efeito de uma ilusão. Apresenta-se aqui uma investigação a respeito das origens ilusionistas dessa explicação nas teorias do cinema; e para isso se descreve e desenvolve a argumentação utilizada por Nöel Carroll em Mystifying Movies (1988).


Palavras-chave


Filme 3D. Estereoscopia. Ilusão.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, J. D. The Reality of Illusion: an ecological approach to cognitive film theory. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1998.

ANDREW, J. Dudley. As principais Teorias do Cinema, uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.

BAUDRY, Jean Louis. Cinema: efeitos ideológicos produzidos pelo aparelho de base. In: Xavier, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal: Embrafilme, 1983. p. 381-399.

BAZIN, A. A ontologia da imagem fotográfica. In: Bazin, A. O Cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BORDWELL, David. Estudos de cinema hoje e as vicissitudes da grande teoria. In: RAMOS, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema, pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: Senac, 2005. p. 25-70.

BORDWELL, D. & CARROLL, N. Post-Theory: Reconstructing Film Studies. Madison: University of Wisconsin Press, 1996.

CARROLL, Nöel. Mystifying Movies: fads & fallacies in contemporary film theory. Nova Iorque: Columbia University Press, 1988.

https://doi.org/10.7312/carr92070

COSTA, Flavia Cesarino. O primeiro Cinema, espetáculo, narração, domesticação. Rio de Janeiro: Azougue, 2005. GREGORY, R. L. Eye and Brain, the psychology of seeing. 5. ed. Princeton: Princeton Un. Press, 1997.

GIBSON, James J. The Ecological Approach to Visual Perception. New York: Psychology Press: Taylor & Francis Group, 1986.

ILUSÃO. In: Dicionário de Sinônimos e Antônimos. Porto: Porto Editora: Intangible Press, 2017, edição Kindle, posição 39036.

ISBN 978-1-62053-159-4.

MARNER, Terence St. John. A direção cinematográfica. Lisboa: Martins Fontes, [1980?].

METZ, Christian. A respeito da impressão de realidade no cinema. In: METZ, C. Significação no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2004.

PALMER, S. Vision Science: From Photons to Phenomenology. Cambridge: Massachusetts, MIT Press, 1999.

PERDIDO em Marte. Direção: Ridley Scott. Los Angeles: Twentieth Century Fox, 2015. Digital (2h 24min), som., color.

RAMOS, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema, pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: Ed.SENAC, 2005. v. 1.

SANTOS, M. F. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 2. ed. São Paulo: Matese, 1964.

SMITH, Murray. The Logic and Legacy of Brechtianism. In: BORDWELL, D.; CARROLL, N. (ed.). Post-theory, reconstructing film studies. Madison: The University of Wisconsin Press, 1996.

SOUZA, H. A. G. Documentário, Realidade e Semiose, os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento. Saarbrücken-Alemanha, Novas Edições Acadêmicas, 2017.

XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal: Embrafilme, 1983.

ZUBIRI, Xavier. Inteligência e Logos. São Paulo: É Editora, 2011.

ZUBIRI, Xavier. Inteligência e Razão. São Paulo: É Editora, 2011.

ZUBIRI, Xavier. Inteligência e Realidade. São Paulo: É Editora, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30644

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.



 


 This journal is a member of, and subscribes to the principles of, the Committee on Publication Ethics (COPE) http://www.publicationethics.org

 


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729 | Copyright: © 2017 EDIPUCRS

Avaliação do Qualis CAPES | ÁREA CAPES - Comunicação e Informação | CLASSIFICAÇÃO - A2

REVISTA FAMECOS: publicação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7 | Bairro Partenon - CEP: 90619-900 | Porto Alegre, RS, Brasil
tel/fax: 55 51 3320.3658
e-mail: revistadafamecos@pucrs.br

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS