Elucidações contemporâneas nos estudos brasileiros em mídia e religião: a perspectiva das mediações culturais e comunicacionais

Magali Nascimento Cunha

Resumo


Estudo em torno dos fenômenos contemporâneos que têm marcado a interface mídia e religião no Brasil, em busca de elucidações que indiquem novos caminhos de pesquisa nesse âmbito. Para isso são tomados por base os estudos culturais, particularmente os latino-americanos, com a contribuição de Jesús Martin-Barbero e sua teoria das mediações culturais e comunicacionais. A metodologia consiste em uma revisão de pesquisas já empreendidas pela autora deste trabalho à luz das teorias da midiatização social, sob a perspectiva barberiana das mediações. Inclui ainda a identificação de temáticas emergentes, a partir de permanente acompanhamento da programação de mídias religiosas e dos temas religiosos nas grandes mídias. É traçado um quadro das transformações e dos desafios nos estudos em mídia, religião e cultura no Brasil dos anos 2010, por meio da correlação para uma abordagem em torno das mediações do religioso na comunicação midiática e das mediações comunicacionais da religião.


Palavras-chave


Mídia; Religião; Midiatização

Texto completo:

PDF

Referências


ASSMANN, Hugo. A igreja eletrônica e seu impacto na América Latina. Petrópolis: Vozes, 1986.

BORELLI, Viviane. “Dispositivos midiáticos e as novas ‘formas’ do fenômeno religioso”. In: BORELLI, Viviane. Mídia e religião: entre o mundo da fé e do fiel. Rio de Janeiro: E-Papers, p. 15-30, 2010.

BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, templo e mrcado. Organização e Marketing marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis/São Paulo/São Bernardo do Campo: Vozes/Simpósio/Umesp, 1997.

CUNHA, Magali do Nascimento. Chaves teórico-interpretativas do processo de aproximação das Organizações Globo com o segmento evangélico no Brasil: audiência, mercado, política e poder. Comunicação & Inovação, São Caetano, v. 16, n. 31, p. 59-75, maio-ago., 2015. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/3038 Acesso em: 28 set. 2015.

_____. Interseções e interações entre mídia, religião e mercado: um objeto dinâmico e instigante. Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 34, p. 284-289, abr./jun., 2014.

_____. A Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco ao Brasil: notas reflexivas sobre mídia, religião e política. Cadernos de Teologia Pública: Papa Francisco no Brasil, alguns olhares. São Leopoldo, Instituto Humanitas – UNISINOS, ano VII, n. 79, p. 74-84, 2013. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/teopublica/079_cadernosteologiapublica.pdf Acesso em: 28 set. 2015.

_____. Deus é brasileiro e católico. Religião no noticiário contemporâneo da grande imprensa brasileira: contribuições teóricas à interrelação Estudos Culturais-Mídia-Religião. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Intercom, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0942-1.pdf Acesso em: 28 set. 2015.

_____. A Explosão Gospel. Um olhar das ciências humanos sobre o cenário evangélico no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

FIGUEIREDO FILHO, Valdemar. Entre o palanque e o púlpito: mídia, religião e política. São Paulo: Annablume, 2005.

FOLLIS, Rodrigo. Interseções entre publicidade e cultura: uma análise da presença do religioso em comerciais televisivos. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.

HOOVER, Stewart. Mídia e religião: premissas e implicações para os campos acadêmico e midiático. Comunicação & Sociedade, v. 35, n. 2, p. 41-68, 2014.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Uma aventura epistemológica. Matrizes, v. 2, n. 2, p. 143-162, 2009. Entrevista a Maria Immacolata Vassalo de Lopes.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Ofício de Cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.

_____. Dos meios às mediações - Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

_____. Secularizacion, desencanto y reencantamiento massmediatico. Dialogos de la comunicación, n. 41, p. 71-81, mar. 1995.

TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Renata. Religiões em movimento – o censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.22280

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.



 


 This journal is a member of, and subscribes to the principles of, the Committee on Publication Ethics (COPE) http://www.publicationethics.org

 


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729 | Copyright: © 2017 EDIPUCRS

Avaliação do Qualis CAPES | ÁREA CAPES - Comunicação e Informação | CLASSIFICAÇÃO - A2

REVISTA FAMECOS: publicação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7 | Bairro Partenon - CEP: 90619-900 | Porto Alegre, RS, Brasil
tel/fax: 55 51 3320.3658
e-mail: revistadafamecos@pucrs.br

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS