Respeitem meus cabelos, brancos: música, política e identidade negra

Autores

  • Felipe da Costa Trotta UFF
  • Kywza J. F. P. dos Santos UFPE

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.1.11350

Palavras-chave:

Música popular, identidade negra, Chico César

Resumo

A música popular é um artefato midiático através do qual são negociados socialmente pensamentos, valores, ações e estratégias de identidade individual e coletiva. Neste artigo, analisaremos as nuances discursivas que integram a canção Respeitem meus cabelos, brancos, de Chico César. Parte-se da hipótese de que por trás de um discurso militante e acusatório revelam-se diversas ambiguidades discursivas que integram a posição do autor sobre identidade negra. Os debates atuais sobre racismo acionam um posicionamento dicotômico (brancos x negros), presente na letra, mas relativizado pela ironia do uso não ortodoxo do reggae, pela ambiguidade da capa do CD, pela indefinição tonal e pelo criativo uso da vírgula, que condensa toda uma gama de deslocamentos interpretativos, contribuindo densa e criticamente para o pensamento atual sobre negritude no Brasil.

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Como Citar

Trotta, F. da C., & dos Santos, K. J. F. P. (2012). Respeitem meus cabelos, brancos: música, política e identidade negra. Revista FAMECOS, 19(1), 225–248. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.1.11350

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