O Rio contra o crime: relatos de uma “guerra” televisionada
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.1.11344Palavras-chave:
Telejornalismo, violência urbana, interações discursivasResumo
A partir da análise de reportagens veiculadas pela TV Globo durante a ocupação militar do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, reflete-se, aqui, acerca das formas de interação discursiva propostas pela emissora. Em particular, fixaremos nosso olhar na relação entre as fontes e a instância jornalística e nos modos como foram concedidas, a esses sujeitos, possibilidades de participação no relato dos fatos. A hipótese que a análise empírica permite estabelecer é a de que a “interação”, proposta/imposta pela forma como a TV Globo tratou o acontecimento, limitou a visibilidade de algumas vozes naquela que deveria ser uma arena pública plural. Parte-se, aqui, da perspectiva teórica que pensa a comunicação como produto do embate entre interlocutores, no qual se dá um complexo processo de produção de efeitos de sentido entre sujeitos em constante e conflituosa interação dialógica, impregnada, portanto, de gestos de dominações, recusas, antecipações e convencimentos.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BORGES, Wilson. Criminalidade no Rio de Janeiro: a imprensa e a (in)formacão da realidade. Rio de Janeiro: Revan, 2006.
COIMBRA, Cecília. Operação Rio: o mito das classes perigosas – um estudo sobre a violência urbana, a mídia impressa e os discursos de segurança pública. Rio de Janeiro: Oficina do Autor/Intexto, 2001.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. 1 Ed. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
DAEMON, Flora. Sujeitos do crime e da notícia: casos PCC e Liga da Justiça e as apropriações da arena midiática contemporânea. Revista InTexto, Porto Alegre, v. 2, p. 1-16, 2011.
ENDE, Michael. O espelho no espelho. São Paulo: Marco Zero, 1989.
MENDONÇA, Kleber. O Imperador da Chatuba: o jogador Adriano entre a delinquência e o discurso de “pacificação” da cidade. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Intercom, 2010a.
______. Entre as áreas de risco e a localização privilegiada: o jornalismo carioca “descobre” as favelas. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2010, São Luís. Anais... São Luís: SBPJor, 2010b.
______. A inversão do olhar: perspectivas para a análise de discurso nos estudos da comunicação. Revista Líbero, São Paulo, v. 13, n. 26, p. 39-50, 2010c.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2009.
______. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.
______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Unicamp, 1992.
SOARES, Luiz Eduardo. A crise no Rio e o pastiche midiático. Blog Luiz Eduardo Soares, nov. 2010. Disponível
em: http://luizeduardosoares.blogspot.com/2010/11/crise-no-rio-e-o-pastiche-midiatico.html
STEIN, Gertrude. Autobiografia de todo mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.