Didática no Ensino Superior: estratégias de ensino adequadas à arte de ensinar

Júlio Fernando da Silva

Resumo


Este estudo tem por objetivo descrever as principais estratégias de ensino adequadas à didática do ensino superior. Mediante a pesquisa bibliográfica apura-se a presença de catorze estratégias de ensino aplicáveis ao âmbito das universidades: Aula Expositiva, Perguntas e Respostas, Estudo Dirigido, Fichas Didáticas, Método de Solução de Problemas, Método de Projetos, Trabalho em Grupo, Estudo in loco, Jogos, Dramatização, Seminário, Debate, Método da Descoberta e Unidades Didáticas. Ademais, propõe-se a classificação dessas estratégias em três categorias – individuais, coletivas e mistas. Por fim, sugere-se o uso de duas ou mais estratégias de ensino, tendo como base a associação de quatro elementos didáticos: planejamento, organização de conteúdos, estratégias de ensino e avaliação.


Palavras-chave


Didática; Ensino Superior; Estratégias de ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, H. M. de. A didática no ensino superior: práticas e desafios. Revista Estação Científica, v. 14, n. 2, p. 1-8, 2015.

BELTHER, J. M. (Org.). Didática I. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

CASAGRANDE, M. D. H.; BORNIA, A. C.; CASAGRANDE, J. L.; MECHELN, P. J. V. Jogos de empresas no ensino da contabilidade tributária. Contabilidade Vista & Revista, v. 25, n. 1, p. 34-58, 2014.

CONTRERAS DOMINGO, J. Ser y saber en la formación didáctica del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado, Zaragoza, v. 68, n. 2, p. 61-81, 2010.

FERREIRA, V. S. As especificidades da docência no ensino superior. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 29, p. 85-99, 2010.

FLORENTINO, J. A. A formação continuada e os desafios à (re)construção da profissionalidade. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 74-87, 2016.

FRANCO, M. A. S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? Práxis Educacional, v. 9, n. 15, p. 147-166, 2013.

FREIRE, R. A. A didática no ensino superior. São Paulo: Cengage, 2016.

GARBELINI, V. M.; GONÇALVES, E. Habilidades e competências docente no ambiente virtual de aprendizagem. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 220-230, 2015.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015. [E-book].

GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIBLIK, A. M. P. Aprender didática, ensinar didática. Curitiba: InterSaberes, 2012.

LOURENÇO, C. D. S.; MAGALHÃES, T. F. A sala de aula e as empresas: análise da produção e da utilização de casos para ensino em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 11-42, 2014.

LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. Tradução H. O. Avritscher. São Paulo: Atlas, 2007.

MALHEIROS, B. T. Didática geral. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

MARQUEZAN, F. F.; SCREMIN, G.; SANTOS, E. A. G. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: contribuições do Pibid/Pedagogia. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 112-128, 2017.

MEDINA, A. M. C. Didática Recreativa Matemática: ensino e aprendizagem em uma escola da comunidade. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, p. 422-439, 2012.

PILETTI, C. Didática geral. 24. ed. São Paulo: Ática, 2010.

PLEBANI, S.; DOMINGUES, M. J. C. S. A utilização dos métodos de ensino: uma análise em um curso de Administração. Revista Angrad, v. 10, n. 2, p. 53-72, 2009.

RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto à didática no ensino superior. Revista Científica do ITPAC, v. 4, n. 3, p. 1-9, 2011.

SANTO, E. do E.; LUZ, L. C. S. da. Didática no ensino superior: perspectivas e desafios. Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 1, n. 8, p. 58-73, 2013.

VEIGA, C. H. A.; LIMA, J. M.; ZANON, L. B. Feira de negócios internacionais: uma proposta de jogos de empresas vivenciais em aula. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 8, n. 3, p. 127-144, 2013.

VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 2015. [E-book].

VEIGA, I. P. A. O seminário como técnica de ensino socializado. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de ensino: por que não? 21. ed. Campinas: Papirus, 2011, Cap. 6, p. 107-120.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31275

>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS