A leitura de contos como recurso didático para a formação do leitor em Clube do Livro a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Karla Raphaella Costa Pereira, Maycon Maia Rodrigues, Frederico Jorge Ferreira Costa

Resumo


O presente artigo trata de uma proposta de intervenção pedagógica em escola pública estadual do Ceará por meio da elaboração e execução de um clube de leitura intitulado Clube do Livro. Projeto realizado com o apoio do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e idealizado por um grupo de professores da escola na qual o clube está inserido. A metodologia de pesquisa utilizada é apresentada em duas fases: a primeira, bibliográfica, apresenta o referencial teórico utilizado na elaboração do projeto Clube do Livro; a segunda descreve a forma como a ação é executada. O Clube do Livro enquadra-se como pesquisa-ação por propor uma prática que intervenha no ambiente no qual se realiza a pesquisa e que seja realizada pelos membros que compõem esse grupo. Pedagogicamente, o projeto advoga-se circunscrito na Pedagogia Histórico-Crítica. A relevância desse projeto dá-se na oportunidade de oferecer aos educandos instrumentalização para o acesso a obras literárias de qualidade.


Palavras-chave


Recurso didático; Pedagogia histórico-crítica; Clube do Livro

Texto completo:

PDF

Referências


BOWERS, Fredson. Introdução. In: NABOKOV, VLADIMIR. Lições de literatura. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Três Estrelas, 2015, p. 9-22.

CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, Julio. Obra crítica, v. 2. Tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999, p. 345-363.

GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. Série princípios, 2. São Paulo: Editora Ática, 2006.

LUKÁCS, György. Introdução a uma estética marxista: sobre a particularidade como categoria da estética. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARTINS, Lígia Márcia. Reflexões acerca da prática pedagógica. In: ZIENTARSKI, Clarice; PEREIRA, Karla Raphaella Costa;

FREIRE, Perla Almeida Rodrigues (Org.). Escola da Terra: conhecimentos formativos para a práxis docente do/no campo (quem organizou?) Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016. p. 293-302.

MARX, Karla. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo: 2010.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2009. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 5).

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

THIOLLENT, Michael. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.1.27117

>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS