A seleção de professores e a experiência como competência na docência

Carolina Schaan Pessano

Resumo


O presente artigo trata sobre o processo de seleção de professores nas instituições de ensino, as contribuições da área de Recursos Humanos neste processo e alguns conceitos importantes para esta ação, tais como o de competência e experiência. Algumas questões nos rementem a pensar sobre o tema, tais como: Como as instituições de ensino selecionam seus docentes? Existe, nas instituições de ensino, uma área específica que realiza este processo? A área de Recursos Humanos, que é uma área mais comum nos ambientes organizacionais, e que hoje está presente também nas instituições de ensino, pode contribuir para os processos de seleção dos docentes? Existem competências definidas para esta seleção? A experiência é considerada como competência para a docência? Estas e outras questões serão apresentadas, discutidas e analisadas buscando um melhor entendimento sobre este assunto e qual a influência deste fator nas instituições de ensino, na adaptação, qualificação e desempenho do corpo docente e, consequentemente, na melhoria do processo educacional.


Palavras-chave


Seleção; Competências; Professores; Experiência.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTRO, Marta Luz Sisson de; FRANCO, Maria Estela Dal Pai. A prática da educação no Brasil: um debate em aberto. Porto Alegre: ADERGS/ANPAE Região Sul, 1992.

CHIAVENATTO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano nas organizações. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CHIAVENATTO, Idalberto. Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoas: como agregar talentos à empresa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

DELORS, Jacques. A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DEWEY, John. Democracia e educação. 3 ed. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1959.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Makron Books, 2002.

MARCHESI, Álvaro. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre, Artmed, 2001.

RUZZARIN, Ricardo; AMARAL, Augusto Prates do; SIMIONOVSCHI, Marcelo. Competências: uma base para a governança corporativa. Porto Alegre: AGE, 2010.

RUZZARIN, Ricardo; AMARAL, Augusto Prates do; SIMIONOVSCHI, Marcelo. Sistema integrado de gestão de pessoas com base em competências. Porto Alegre: AGE, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.19505

>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS