A alfabetização aos seis anos e a organização do trabalho pedagógico

Cristiane Lumertz Klein Domingues, Síntia Lúcia Faé Ebert

Resumo


Aprovou-se em 6 de fevereiro de 2006 a lei nº: 11.274 que ampliou o ensino para nove anos, e o ingresso da criança com 6 anos de idade na escola. A aprovação da lei foi um passo importante para motivar a escola básica a melhorar no quesito qualidade, quanto à proposta pedagógica, à formação dos educadores e à necessária estrutura e recursos didático-pedagógicos para o atendimento. A entrada da criança mais jovem na escola transforma-se em oportunidade para mudanças significativas na estrutura e na organização escolar. As individualidades infantis passariam a ser consideradas para serem atendidas as crianças nas suas diferentes especificidades, assim como o aspecto lúdico nas aulas, e o jogo visto como uma forma da criança ressignificar o mundo externo a partir dos conteúdos simbólicos que a brincadeira oportuniza. Através desse artigo, de cunho bibliográfico, procura-se demonstrar a importância de proporcionar estímulos variados de leitura e de escrita, através da exploração de gêneros textuais diversificados e de estratégias lúdicas. Os gêneros textuais são excelentes ferramentas de ensino apresentando-se como um meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, mais particularmente no ensino da produção de textos orais e escritos. 

Palavras-chave: Infância. Linguagem. Lúdico. Brincar. Jogo. 


 


Texto completo:

PDF


>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS