Palavras no cérebro: o léxico mental

Lucilene Bender de Sousa, Rosângela Gabriel

Resumo


De que forma nosso cérebro representa e organiza as palavras que conhecemos? Os pesquisadores acreditam que exista no cérebro algo como um inventário de palavras chamado léxico mental. Esta estrutura cognitiva é o centro da maioria dos modelos cognitivos de fala, escuta, escrita e leitura, por meio dela temos acesso à forma das palavras e a seus significados. Este artigo busca fornecer uma visão geral do que seja o léxico mental. Primeiramente, apresentamos o conceito de léxico e como surgiu essa denominação. Discutimos as semelhanças e diferenças entre um dicionário convencional e o léxico mental. Tentamos responder quantas palavras sabemos em média e de que forma as pesquisas avaliam esse número. Em seguida, explicamos a organização lexical em diferentes modelos. Por fim, abordamos as relações de conectividade entre os itens lexicais.

Palavras-chave


Léxico mental. Cérebro. Extensão. Organização.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-4301 

 

Avaliação do Qualis CAPES - 2013/2016

ÁREA CAPES - Linguística / Literatura

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICO - B1



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS