A perspectiva enatista e relações sociointeracionistas da aquisição da linguagem

Adriana Angelim Rossa, Carlos Ricardo Pires Rossa

Resumo


A contribuição dos achados da neurociência para o estudo da linguagem humana é uma realidade cada vez mais presente. Profissionais da área da alfabetização podem encontrar nessas descobertas explicações e possíveis aplicações na sua prática docente. O objetivo de nosso trabalho é apresentar uma visão holística sobre cognição humana e estabelecer relações com a aquisição da linguagem Para tal oferecemos uma breve descrição da teoria enatista (holística). As relações estabelecidas entre os assuntos discutidos podem contribuir para uma percepção diferenciada do processo de aquisição da linguagem.

Palavras-chave


Enatismo; Cognição; Sociointeracionismo; Aquisição da linguagem.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1984-7726 | ISSN-L: 0101-3335


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.