A escrita criativa e a universidade

Luiz Antonio de Assis Brasil

Resumo


Este artigo discute a possibilidade de ensino e aprendizagem das técnicas literárias.
Apresenta também uma breve exposição diacrônica das diferentes experiências em escrita criativa, desde os primórdios lendários até nossos dias. É mostrado como, na atualidade, a escrita criativa é um fenômeno acadêmico amplamente difundido, chegando recentemente na universidade brasileira.

*******************************************************************************************************************


Creative writing and the University


Abstract: This paper discusses the possibility of teaching and learning literary techniques. It also presents a brief diachronic exhibition of different experiences in creative writing from the legendary beginnings to the present day. It is shown how, at present, creative writing is a widespread academic phenomenon, recently arriving in the Brazilian university.
Keywords: Creative writing; Teaching of literature; Literary techniques



Palavras-chave


Escrita criativa; Ensino de literatura; Técnicas literárias

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. p. 84-85.

ASSIS, Machado de. Obra completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

DAWSON, Paul. Creative Writing and the New Humanities. Londres: Routledge, 2005.

STEGNER, Wallace. On the teaching of creative writing. Hanover, NH: University Press, 1988.

TRINGALI, Dante. A arte poética de Horácio. São Paulo: Musa, 1993. p. 23.

UELAND, Brenda. If you want to write. LaVargne, TN: 2010,p. 6.

RITTER, Kelly; VANDERSLICE, Stephanie. Can it really be taught? Portsmouth, NH: Boynton, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2015.s.23146

e-ISSN: 1984-7726

ISSN-L: 0101-3335

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS