Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos

Autores

  • Clara Costa Oliveira

Resumo


Apresenta-se um método narrativo utilizado na formação de educadores (não formais) de adultos, reflectindo sobre os fundamentos epistemológicos do Movimento da Auto-organização (MAO) nos quais ele se baseia. Descreve-se brevemente o seu contexto formativo. Os alicerces epistemológicos do MAO garantem a este método uma dimensão transdisiciplinar que promove a educação permanente e comunitária dos formandos; desde uma década que ele tem vindo a ser utilizado e a ser reconhecido como promovendo auto-conhecimento e mudança na vida dos futuros educadores de adultos.
Descritores – Epistemologia; auto-organização; método narrativo; holismo; padrões; aprendizagem; educação permanente e comunitária.
ABSTRACT
On the basis of the interdisciplinary perspective developed within the epistemological movement of self-organisation, and with the help of narrative methodologies used in social sciences, I purpose a method for the training of adult educators. After testing the method over ten years with different groups, there is evidence of having succeeded in attaining its objectives. In this article I describe the nature of the steps of this method, as well as the academic context in which it was conceived and the way it relates to the epistemology associated with the epistemological movement of selforganisation.
Key words – Epistemology; self-organisation; narrative method; holism; patterns; lifelong learning and communitarian education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-19

Como Citar

Oliveira, C. C. (2007). Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos . Educação, 30(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/545

Edição

Seção

Outros Temas