A docência na Educação Superior e a constituição da professoralidade

Autores

  • Vera Lucia Ramirez Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29600

Palavras-chave:

Educação superior. Professoralidade. Formação continuada. Autoformação-heteroformação.

Resumo

O artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa, tipo estudo de caso, que focalizam a formação continuada em serviço dos docentes universitários que atuam numa universidade comunitária. Fundamenta-se na concepção da constituição da professoralidade como um processo contínuo ao longo da trajetória de vida pessoal-profissional do docente. Defende que a formação continuada deve ser gestada, considerando-se o contexto, os saberes, as demandas formativas e o protagonismo daqueles a quem se destina. Indica a abertura de espaços, tempos e mecanismos que viabilizem aos docentes externalizar suas necessidades e expectativas, e compartilhar conhecimentos e práticas pedagógicas. Aponta para os processos de autoformação e heteroformação como possibilidades para a consolidação de comunidades colaborativas de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Ramirez, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorado no Curso de Pós-Graduação em Educação da UFF. Professora do Curso Mestrado em Educação da Universidade La Salle de Canoas/RS. Pró-Reitora de Graduação da Universidade La Salle de Canoas/RS.

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Ramirez, V. L. (2018). A docência na Educação Superior e a constituição da professoralidade. Educação, 41(1), 41–48. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29600

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação