Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico

Autores

  • Célia Regina Delácio Fernandes UFGD
  • Maisa Barbosa da Silva Cordeiro UFGD

Palavras-chave:

políticas públicas, PNBE, critérios de avaliação e seleção

Resumo

Este artigo apresenta um estudo das mudanças nos critérios utilizados na escolha de obras literárias durante o processo de avaliação e seleção ao longo da existência do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Com esse propósito, o trabalho se detém nos anexos dos editais em que constam os critérios de avaliação e seleção. Para tanto, este estudo divide-se em duas partes. Na primeira, são abordados os critérios seletivos das obras de 1998 até o ano de 2004, devido ao término, neste ano, do projeto Literatura em minha casa. Posteriormente, são discutidos os critérios de avaliação e seleção apresentados nos editais de 2005 a 2012, período em que as obras foram compradas para compor os acervos das bibliotecas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina Delácio Fernandes, UFGD

Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em TEORIA LITERÁRIA E LITERATURA COMPARADA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em TEORIA e HISTÓRIA LITERÁRIA pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora adjunta e pesquisadora da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da leitura, formação de leitores, letramento literário, literatura infantojuvenil, representações de leitura e de escola na literatura brasileira e políticas públicas de leitura. Participou da elaboração das Linhas de Ação para a Política Nacional do Livro e do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL (2006-2008), e coordenou o Programa Pró-Letramento no Estado de Mato Grosso do Sul (2008-2009). É coordenadora do PROLER - Comitê Dourados-MS.

Maisa Barbosa da Silva Cordeiro, UFGD

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2010). Atualmente, desenvolve a pesquisa "Impacto e utilização dos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola: um estudo de caso em Dourados/MS", junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da FACALE/UFGD.

Downloads

Publicado

2012-11-05

Como Citar

Fernandes, C. R. D., & Cordeiro, M. B. da S. (2012). Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11749

Edição

Seção

Dossiê - Educação Literária: Políticas Públicas de leitura, leituras e formação de leitores