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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

PARA PODER EFETUAR A SUBMISSÃO DE SEU TRABALHO, LEIA ATENTAMENTE E SIGA AS NORMAS E DIRETRIZES ABAIXO:

1. A revista Conversas e Controvérsias é destinada ao incentivo e divulgação da produção científica e intelectual de alunos(as) dos cursos de Graduação e Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Ciências Sociais e áreas afins;

2. Todas as submissões devem ser efetuadas em formato doc ou .docx, exclusivamente através deste site, no menu "SOBRE" / "SUBMISSÕES ONLINE". Caso não tenha cadastro, efetue-o na mesma página;

3. Após avaliação de conteúdo e revisão formal, apenas os textos com parecer favorável são enviados aos autores com sugestões (ou exigências, conforme o caso) de correções, alterações ou confirmação, a fim de que obtenham concordância final para a publicação na revista;

4. Após a avaliação (a não ser quando exigido expressamente pelos avaliadores) não são mais permitidas alterações de conteúdo do texto. Somente revisões formais e gramaticais;

II - NORMAS GERAIS DE PUBLICAÇÃO:

1. Os textos enviados devem estar na seguinte formatação:

a) Arquivo em formato formatos .doc e .docx

b) Página formato A4;

c) Margens: superior e esquerda de 3cm e inferior e direita de 2cm;

d) Fonte Times New Roman (títulos e sub-tótulos tamanho 14, corpo do texto tamanho 12);

e) Espaçamentos: 1,5 e recuo da primeira linha 1,25 cm;

f) Citações com 4 linhas ou mais: tamanho 11, sem aspas, com recuo de 4cm, espaçamento simples e alinhamento justificado;

g) Notas de rodapé: tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento à esquerda;

2. Os textos devem conter os seguintes elementos, na ordem em que se segue:

a) Título: em destaque (negrito), centralizado e com fonte tamanho 14.

b) Nome de autor(a) e co-autores(as): alinhado à direita, fonte tamanho 12. Os dados de identificação do(a) autor(a) e co-autores(as) (Titulação e filiação Institucional. E-mail. Agências de Fomentos) devem ser apresentados em notas de roda-pé.

c) RESUMO e ABSTRACT: Times New Roman 10, espaçamento simples, alinhamento justificado. Até 10 linhas.

d) Palavras-chave: Até cinco, separadas por ponto-e-vírgula (;).

e) Corpo do Trabalho.

f) No corpo do texto as citações devem ser padronizadas e seguir o modelo AUTOR/DATA/PÁGINA.

g) As referências completas devem ser apresentadas no final do trabalho, listadas em ordem alfabética e sem numeração, segundo a norma NBR 6023. Exemplos:

Livro: SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de publicação: Editora, ano.

Capítulo: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: Nome Sobrenome (org.). Título do livro em negrito. Edição. Local de publicação: Editora, ano. p. xx-yy.

Artigo publicado em revista acadêmica: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito., v. ano-ou-volume, n. número-ou-fascículo, p. xx-yy, ano

Artigo de periódico (Jornais e revistas digitais): 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do veículo de comunicação em negrito. Cidade, dia, mês e ano. página. Disponível em: Link. Acesso em: dia, mês e ano.

Artigo de periódico SEM AUTORIA:

TÍTULO DO artigo.  Título do veículo de comunicação em negrito. Cidade, dia, mês e ano. página. Disponível em: Link. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo: 

SÃO PAULO ajuda pesquisas com biblioteca de medicina. Jornal do Brasil, Rio
de Janeiro, 26/27 abr. 1970. p.35.

 

3. É exigido o número mínimo de 15 páginas e no máximo 20, contando as referências.

4. A responsabilidade pelas informações pessoais e de vinculação acadêmica (mestrando/doutorando), correção gramatical e ortográfica são do(a) autor(a).

 

DIRETRIZES PARA ORGANIZADORES DE DOSSIÊS TEMÁTICOS.

Desde 2016, a revista discente Conversas e Controvérsias apresenta um dossiê temático por número, além das sessões artigos livres e resenhas. Visando ampliar o caráter democrático da publicação, abre-se a toda a comunidade acadêmica a possibilidade de contribuir com a revista a partir da proposição e organização de dossiê temáticos.

As propostas de dossiês encaminhadas pela comunidade acadêmica serão examinadas pelos editores e pela equipe editorial da revista, que serão responsáveis pela seleção das propostas aprovadas e pelo estabelecimento do calendário de publicação dos dossiês. A seleção das propostas levará em consideração o atendimento dos seguintes critérios:

1) Sobre os organizadores:

Recomendamos que a proposta conte com no máximo quatro organizadores e no mínimo dois, sendo preferível que os organizadores estejam vinculados à uma instituição de ensino e/ou pesquisa. Espera-se que ao menos um organizador possua o grau de doutor.

2) Sobre as propostas:

A revista privilegiará as propostas que abordem temas de interesse das Ciências Sociais. Espera-se que a proposta incentive a reunião de trabalhos acadêmicos originais e inéditos de autoria de estudantes de graduação e pós-graduação que desenvolvam pesquisas nas perspectivas das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), bem como de áreas afins (Filosofia, História, Geografia, Educação, Direito e Relações Internacionais).

3) Sobre o envio das propostas:

Os candidatos devem enviar a proposta à equipe editoral da revista Conversas e Controvérsias por meio do e-mail: conversas.controversias@gmail.com A proposta deve conter o título do dossiê, um resumo que apresente brevemente a justificativa e relevância da proposta temática, seu foco e objetivos (500 palavras), três palavras-chaves, além do nome e link para currículos lattes dos organizadores. Os proponentes também podem listar os artigos que serão convidados a compor o dossiê (opcional). A lista deve ser composta por no máximo cinco artigos inéditos e deve conter os nomes e instituições de origem dos autores, títulos, resumos (150 palavras) e palavras-chaves de cada artigo proposto. Espera-se que o dossiê seja plural quanto às instituições de origem dos seus autores. Destacamos que a aprovação do dossiê não implica a aprovação automática dos artigos nele propostos, bem como não limita o recebimento e aprovação de artigos enviados pela comunidade acadêmica que não foram convidados pelos organizadores a compor o dossiê. Todos os artigos enviados à revista Conversas e Controvérsias são submetidos à avaliação cega por pares que podem aprovar os artigos, fazer sugestões de alterações ou reprovar a sua publicação.

4) Sobre as responsabilidades dos organizadores:

Ao enviar uma proposta, os proponentes se comprometem em colaborar com a divulgação da chamada para artigos do dossiê, com a submissão dos artigos recebidos para a avaliação cega, com a escolha de avaliadores (os quais devem ser doutores vinculados à instituições de ensino, preferencialmente de fora do estado do Rio Grande do Sul), com a preparação dos artigos de acordo com as regras editoriais da revista e com a divulgação do número após a sua publicação. Para tanto, durante o processo de organização do número, os organizadores terão acesso ao sistema da revista. Os organizadores também são responsáveis pela escrita do texto de apresentação do número. Por fim, cabe destacar que uma vez selecionada a proposta, os organizadores devem prezar pela qualidade e reputação da revista e pelo respeito à normas éticas que servem como base para a atuação dos profissionais das ciências sociais.

ORCID:

É obrigatório informar o código ORCID. Se necessário, registre-se em:  https://orcid.org/signin

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A revista Conversas e Controvérsias é destinada ao incentivo e divulgação da produção científica e intelectual de alunos(as) dos cursos de Graduação e Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Ciências Sociais e áreas afins; 

  2. A decisão sobre a publicação de artigos e ensaios bibliográficos cabe aos Editores, a partir da avaliação dos pareceristas. O processo de avaliação ocorre em duas etapas: os manuscritos submetidos são examinados pelos editores para verificar se o artigo está de acordo com o escopo e área de interesse do periódico. Os artigos aprovados na primeira etapa são enviados para a análise de pelo menos dois pareceristas, que podem: (a) indicar a publicação; (b) indicar a publicação desde que sejam feitas revisões; (c) negar a publicação;

  3. Os editores da revista Conversas e Controvérsias reservam-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista;

  4. Os manuscritos devem ser anexados sem quaisquer informações que permitam identificar seus autores, tais como: nome e informações institucionais, agradecimentos, vinculação do artigo a projetos de pesquisa, ou a instituições universitárias;

  5. As referências no corpo do texto a trabalhos publicados previamente também devem ser suprimidas, para assegurar o anonimato durante o processo de avaliação. Esta é uma versão para avaliação por pares, e todas essas informações poderão ser adicionadas após o processo de avaliação, caso o artigo seja aprovado.
 

Declaração de Direito Autoral

DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Conversas & Controvérsias implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Conversas & Controvérsias como o meio da publicação original.

LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença 
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