Estado da arte: dez anos de Grupos de Trabalho (GTs) sobre ensino de Sociologia no Congresso Brasileiro de Sociologia (2005-2015)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2016.3.24754Palavras-chave:
Ensino de Sociologia. Educação básica. Estado da arte. Congresso Brasileiro de Sociologia.Resumo
O presente trabalho apresenta um levantamento das produções científicas sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio apresentadas no Congresso Brasileiro de Sociologia (CBS) da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), durante os anos de 2005 a 2015, perfazendo dez anos de discussões sistemáticas e contínuas sobre o ensino de Sociologia na escola. Os aspectos analisados versaram sobre: 1) o desenvolvimento quantitativo; (2) as temáticas pesquisadas; (3) o caráter metodológico e as bases teóricas; (4) os atores e as instituições envolvidas no interesse acadêmico-profissional sobre o ensino de Sociologia na educação básica. Considera-se a configuração de redes humanas de pesquisadores e de um eixo regionalizado de produção e difusão das pesquisas, e que o aumento quantitativo contribui de forma significativa no desenvolvimento qualitativo das pesquisas e da construção do conhecimento sobre a temática do ensino de Sociologia na escola básica.
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