Teoria da Ação Comunicativa (Habermas): estrutura, fundamentos e implicações do modelo

Autores

  • Gustavo Luis Gutierrez Universidade de São Paulo
  • Marco Antonio Bettine de Almeida Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2013.1.8691

Palavras-chave:

Teoria da Ação Comunicativa, Habermas, consenso, paradigma, utopia.

Resumo

Este artigo não pretende analisar o conjunto da obra de Habermas. Trata-se de pensar exclusivamente a Teoria da Ação Comunicativa (TAC), primeiro, em relação aos teóricos em que afirma fundamentar-se, depois, no sentido da sua própria articulação lógica interna e, finalmente, em relação ao seu objeto de pesquisa, a realidade social. Procura demonstrar que a TAC executa dois giros conceituais essenciais: (a) um ao limitar o agir estratégico ao espaço da economia e da política e (b) outro ao definir cultura, sociabilidade e subjetividade como dimensões constituídas no mundo da vida.

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Biografia do Autor

Gustavo Luis Gutierrez, Universidade de São Paulo

Professor da Universidade de São Paulo

Marco Antonio Bettine de Almeida, Unicamp

Professor Titular da Unicamp

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Publicado

2013-04-30

Como Citar

Gutierrez, G. L., & de Almeida, M. A. B. (2013). Teoria da Ação Comunicativa (Habermas): estrutura, fundamentos e implicações do modelo. Veritas (Porto Alegre), 58(1), 151–173. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2013.1.8691

Edição

Seção

Ética e Filosofia Política