La influencia de la medicina árabe en la interpretación de Averroes al de anima de Aristóteles
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2007.3.4675Palavras-chave:
Averróis. Aristóteles. De anima. Neoplatonismo. Biologia. Vida.Resumo
Neste trabalho apresento algumas contribuições de Averróis a respeito de problemas relativos à psicologia e à medicina. Minha intenção é estabelecer algumas relações entre os comentários ao De anima e os tratados de medicina. O itinerário é o seguinte: a) Mostrarei gue, tal como Aristóteles, Averróis concebe a alma como um conjunto de capacidades biológicas; b) De anima é um tratado de biologia e, por isso, podemos encontrar nele algumas considerações que devem ser entendidas a partir de um ponto de vista médico, especialmente a partir da contribuição árabe para a anatomia. É necessário, pois, acentuar a importância dos nervos e do cérebro para compreender a estreita relação entre o De anima e o Livro da Medicina. Haveremos de constatar que Averróis não compreende a alma como um ‘princípio espiritual’, como semelhante a algo gerado, que torna possível diversas funções biológicas, desde a vegetativa e a sensitiva, até a intelectual. Assim, Averróis nega a concepção neoplatônica da alma como algo separado do corpo. Averróis explica que a alma é e concretização do processo biológico chamado ‘vida’. PALAVRAS-CHAVE – Averróis. Aristóteles. De anima. Neoplatonismo. Biologia. Vida.Downloads
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