Liberdade, servidão moral e a influência da vontade na formação do caráter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2024.1.46197

Palavras-chave:

Formação do Caráter, Liberdade da Vontade, Necessidade , Servidão Moral

Resumo

O texto traz uma tradução de três capítulos da obra Doctrine of the Will, de Asa Mahan (1845). Neles, Mahan busca mostrar que, ao contrário do que se pode pensar, a doutrina da liberdade não gera um espírito de soberba, de altivez, e de autodependência, mas fomenta o surgimento de um espírito de humildade e dependência da Graça Divina. Para tanto, ele, inicialmente, retoma uma importante distinção entre dois sentidos do termo “liberdade”: a liberdade entendida como o “oposto de servidão moral”, e a liberdade entendida como o “oposto de necessidade”, questão que já havia sido explicada mais detalhadamente nos capítulos anteriores de Doctrine of the Will. Nesse contexto, Mahan argumenta que o grande erro de muitos metafísicos na Modernidade foi tomarem a ideia de liberdade da vontade como se ela fosse o oposto de servidão moral, e não como o oposto de necessidade, o que deveriam ter feito para que suas teorias contribuíssem verdadeiramente à compreensão da liberdade como atributo da vontade humana. Além disso, o autor aborda a questão da servidão moral para, na sequência, mostrar que o elemento mais importante na formação do caráter moral das pessoas é o elemento voluntário, e defende que a doutrina da liberdade, no sentido em que ele a apresenta ao longo da obra Doctrine of the Will, quando aceita pelas pessoas, tende a gerar nelas um espírito de humildade e dependência da Providência Divina, espírito esse que, segundo ele, está na base da verdadeira piedade e virtude; e a admissão dessa doutrina também destrói o espírito de autodependência, soberba e altivez, ao passo que a doutrina da necessidade tem tendências opostas a essas.

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Biografia do Autor

Silvério Becker, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil.

Bacharel em filosofia, licenciado em pedagogia, licenciado em filosofia, mestre em educação e doutor em filosofia. Dedica-se, no âmbito do ensino e da pesquisa, principalmente aos seguintes temas: Ética, Filosofia da Mente, Teologia, Filosofia da Educação, Didática.

Referências

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

Becker, S. (2024). Liberdade, servidão moral e a influência da vontade na formação do caráter. Veritas (Porto Alegre), 69(1), e46197. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2024.1.46197