Entrando no teatro das Formas
cenas de uma poética e uma dramaturgia para o fazer filosófico atual e sua gênese na República de Platão
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2023.1.42533Palavras-chave:
metafilosofia, teatro, poética, dramaturgia, Platão.Resumo
Apresento neste ensaio alguns argumentos em defesa de uma proposta de metafilosofia que fornece uma resposta abrangente, formal e metodológica à questão ‘como se faz filosofia?’, tomada como anterior e mais fundamental do que a questão tradicional ‘o que é filosofia?’. Essa proposta se materializa metodologicamente através das ideias de uma poética e uma dramaturgia do fazer filosófico. A poética do fazer filosófico tem a ver com uma reapropriação do trivium clássico na forma de um trivium filosófico, composto por uma gramática, uma dialética e uma retórica filosóficas. A dramaturgia do fazer filosófico se associa à polissemia da noção de diálogo, entendido como encenação argumentativa. Em seguida, apresento uma breve genealogia da noção de theatrum philosophicum em sua relação com as configurações assumidas pela tópica do theatrum mundi no final do medievo e início da modernidade. Por fim, apresento como esta relação nos fornece uma via de acesso para explicitar a poética e a dramaturgia do fazer filosófico elaborada por Platão nos Livros V-VII da República, mostrando assim que minha proposta de metafilosofia é contemporânea, mas tem sua gênese neste texto clássico.
Downloads
Referências
ABEL, Lionel. Metatheatre: a new view of dramatic form. New York: Hill & Wang, 1963.
BAILLY, Anatole. Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette, 1996.
FOUCAULT, Michel. Theatrum philosophicum. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos: vol. 2. Rio de Janeiro: Forense, 2013. p. 240-266.
GORDON, Jill. Turning toward philosophy: literary device and dramatic structure in Plato’s dialogues. Pennsylvania: Pennsylvania UP, 1999.
GRISWOLD, Charles. Plato’s metaphilosophy: why Plato wrote dialogues. In: GRISWOLD, Charles (ed.). Platonic writings, Platonic readings. Pennsylvania: Pennsylvania UP, 2002. p. 143-167.
LAKOFF, George. Women, fire, and dangerous things: what categories reveal about our mind. Chicago: Chicago UP, 1987. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226471013.001.0001
LIDDELL, Henry George; SCOTT, Robert; JONES, Henry Stuart. Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon, 1996.
NIGHTINGALE, Andrea. Spectacles of truth in classical Greek philosophy: Theoria in its cultural context. Cambridge: Cambridge UP, 2004. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511482564
NUSSBAUM, Martha C. A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
OVERGAARD, Soeren, GILBERT, Paul; BURWOOD, Stephen. An introduction to metaphilosophy. Cambridge: Cambridge UP, 2013. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139018043
PALUMBO, Lidia. Mimesis: rappresentazione, teatro e mondo nei dialoghi di Platone e nella Poetica di Aristotele. Napoli: Loffredo, 2008.
PETRAKI, Zacharoula. The poetics of philosophical language: Plato, poets and Presocratics in the Republic. Berlin: De Gruyter, 2011. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110262162
PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PLATÃO. Platonis Opera: vol. 4. Oxford: Clarendon, 1982.
PLATÃO. República. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1996.
PRESS, Gerald. Plato’s dialogues as enactments. In: GONZALES, Francisco J. (ed.). The third way: new directions in Platonic studies. London: Rowman & Littlefield, 1995. p. 133-152.
PUCHNER, Martin. The drama of Ideas: Platonic provocations in theater and philosophy. Oxford: Oxford UP, 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199730322.001.0001
RYLE, Gilbert. Plato’s progress. Cambridge: Cambridge UP, 1966.
SHORT, Thomas L. Peirce’s theory of signs. Cambridge: Cambridge UP, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Veritas (Porto Alegre)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.