Opacidade literária como conhecimento literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2022.1.40357

Palavras-chave:

Filosofia da Literatura, Opacidade narrativa, Conhecimento literário, Kafka

Resumo

O objetivo geral desta contribuição é elucidar um dilema envolvido no debate sobre a relação entre o conhecimento teórico-prático e o valor estético da literatura. Para atingir esse objetivo, são analisados os argumentos defendidos por Peter Lamarque contra a redução epistêmica do valor literário. Em primeiro lugar, mostra-se que a defesa do valor cognitivo da literatura não necessariamente implica um compromisso com uma teoria proposicional do valor estético da literatura. Em segundo, que o que determina o valor estético da literatura é a forma específica com que ganha a “batalha pelas ideias”. Portanto, segundo esta interpretação desse dilema, a opacidade narrativa não só não exclui de maneira alguma o nosso conhecimento de mundo, como a forma específica de conhecimento literário que ela constitui é o que explica o valor estético das obras literárias.

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Biografia do Autor

Washington Morales Maciel, Universidade da República (Udelar), Montevidéu, Uruguai.

Doutor em Filosofia pela Universidade da República (Udelar), em Montevidéu, Uruguai; mestre em Filosofia pela mesma instituição. Professor na Universidade da República (Udelar), em Montevidéu, Uruguai, nas disciplinas de Estética, da Faculdade de Humanidades; Estética e Design, da Faculdade de Arquitetura; e Epistemologia, da Faculdade de Psicologia.

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Publicado

2022-08-11

Como Citar

Maciel, W. M. (2022). Opacidade literária como conhecimento literário. Veritas (Porto Alegre), 67(1), e40357. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2022.1.40357
 

Edição

Seção

Filosofia & Interdisciplinaridade