DIALÉTICA E ANTINOMIA
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.164.35913Resumo
A estrutura das antinomias lógicas, redescobertas e reformuladas por Frege e Russell no começo do século XX, consiste num movimento circular que é, ao mesmo tempo, autoflexivo e negativo. Surge, aí, um perpétuo oscilar entre o Sim e o Não, em certos casos, entre verdade e falsidade. Os Lógicos resolvem o problema pela distinção de tipos ou níveis linguagem. Alguns filósofos - Kulenkampff, Kesselring, Wandschneider – pensam ter aí encontrado o mecanismo central que move a Dialética. Procura-se aqui mostrar que estão, pelo menos em grande parte, equivocados. Dialética é algo bem mais simples e mais amplo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS