ESCOLA COMPLEMENTAR COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35668Resumo
Análise dos processos de formação do professor. Situa inicialmente as alternativas de constituição dos agentes do sistema político administrativo da educação do final do período imperial para focalizar as estratégias formativas adotadas pela Escola Complementar, analisando para tanto entrevistas, documentos iconográficos e escritos. A delimitação espacial do estudo é a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Brasil.
Downloads
Referências
BOEIRA, Nelson. O Rio Grande do Augusto Comte. IN: GONZAGA, Sérgius (org.) RS: Cultura & Ideologia. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980. p. 34 - 59.
CUNHA, Célia da. Educação e Autoritarismo no Estado Novo. São Paulo: Cortez, 1981. 176 p.
DESAULNIERS, Julieta Beatriz Ramos. A dinâmica estrutural do campo religioso: alguns dados empíricos. Veritas, Porto Alegre, v.41, n.162, p. 249 - 260, jun. 1996. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35843
FLESCH, Irmã Benícia. Seguindo Passo a Passo, uma caminhada: História da Congregação das Innãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no Brasil. Porto Alegre, s. ed., 1993,
MOACYR, Primitivo. A Instrução e as Províncias: subsídios para a História da Educação no Brasil 1834 - 1889 (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás). 3° Vol. São Paulo: Companhia Edit. Nacional, 1940. MOACYR, Primitivo. A Instrução e as Províncias: subsídios para a História da Educação no Brasil 1834 - 1889 Das Amazonas às Alagoas. 1° vol. São Paulo: Companhia edit. Nacional, 1939.
PAIXÃO, Léa Pinheiro. Mulheres mineiras da República Velha. Profissão: Professora. Educação em Revista. Belo Horizonte, UFMG, n. 14, p. 12-25, dez. 1991.
PINTO, Celi Regina J. Positivismo: um projeto político altemativo. (RS: 1889-1930). Porto Alegre: L&PM, 1986. 111p.
SCHWART'lMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Bousquet; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. 388p.
SIMIAND, François. El Codigo y el documento. In: BOURDIBU, Pierre, CHAMBOREDON, Jean-Claude,
PASSERON, Jean-Claude. El Oficio de Sociólogo. 11. ed. Mexico: Sigla XXI, 1988, p. 164-66.
TAMBARA, Elomar. Positivismo e Educação. Pelotas: Ed. Universitária/UFPel, 1995.
V AREI.A, Julia. Genealogia de la Escuela: análisis sacio-histórico dei processo de institucionalización de la escuela primaria. Tempora N" 8. Tenerife, Facultad de Filosofia y Letras, Universidad de la Laguna, p. 13- 36, jul./dic. 1986.
VIILELA, Heloisa de Oliveira Santos. A Primeira Escola Nonnal do Brasil: uma contribuição à História da Fonnação de Professores. Niterói: UFF, 1990. 286f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 1990.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Sistema Político - Administrativo da Educação: análise das relações de poder entre as instâncias federal, estadual e municipal no período republicano. Porto Alegre,
PUCRS: 1993. 452 p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS