A OUTRA FACE DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DA AMÉRICA LATINA: A questão dos meninos e meninas em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.1.35651Resumo
O presente texto tem por objetivo esboçar um cenário da contradição: riqueza e pobreza na América Latina. Não pretende trazer nenhuma novidade e nem mesmo esgotar um tema, já tão discutido por analistas e estudiosos de diferentes posições tanto ideológicas como teóricas. A ideia é reforçar o indicativo do recrudescimento dos problemas sócio-econômicos da região, em razão das recentes iniciativas dos governos dos principais países de ajustarem suas estruturas produtivas no sentido de acompanharem os movimentos das estruturas dos países desenvolvidos. Para tanto, o texto é desenvolvido em dois itens: o primeiro trata da questão do crescimento econômico, o que tem sido um conteúdo privilegiado nos discursos dos governantes, e o segundo mostra o custo social deste crescimento, principalmente no referente aos desagregados sociais. Por fim, faz uma referência especial à questão dos meninos e meninas em situação de rua na América Latina.
Downloads
Referências
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Progresso sócio-econômico na América Latina. Seguridade Social: Relatório 1991.
BASTOS, Vania Lomõnaco. Para entender as economias do terceiro mundo. Brasília; Ed. UNB, 1995.
COMISSION ECONOMICA PARA AMÉRICA LATINA Y ,EL CARIBE. Notas sobre la economia y el desenvollo, Informativo M. 585/586 deciembre i995.
COMITJ:: INTERINSTITUCIONAL DE ARTICULAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. I Conferência Estadual de Assistência Sacia 1- RS 1992 (anais).
DEBATE SOCIAL. Crianças e adolescentes. Brasília, ano 1, n.1, 1995.
MELLO, João Manuel Cardoso. O capitalismo tardio. São Paulo: Brasiliense, 1982.
PEREIRA, Luiz Bresser. Reformas econômicas em democracias novas: uma proposta social democrata. São Paulo: Nobel, 1996.
RIZZINI, Irene. Deserdados da Sociedade: Os meninos de rua da América Latina. Rio de Janeiro: USU
Ed. Universitário, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS