A CONTROVÉRSIA DE HEGEL E SCHOPENHAUER EM TORNO DAS RELAÇÕES ENTRE A VIDA E A VERDADE
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.1.35644Resumo
Como um fato histórico, Hegel e Schopenhauer defenderam um conjunto de idéias que, em geral, são consideradas como irremissivelmente antagônicas e claramente irreconciliáveis. Este artigo visa a mostrar que a controvérsia real (não meramente histórica) entre Hegel e Schopenhauer assenta, paradoxalmente, num certo fundamento comum de intuições básicas atinentes às relações entre Vida e Conceito, apesar de discordarem em aspectos mais específicos do problema. Os conceitos serão considerados por ambos os filósofos, não como estruturas plenamente objetivas, mas como entidades animadas, interna e formalmente, por uma certa espécie de "vitalidade". A discordância real e profunda no pensamento filosófico de Hegel e Schopenhauer repousa, em última análise - tal é minha posição - nas diferenças do modo peculiar de compreender e desenvolver essa "vitalidade de conceitos", formal e interna, concebida como negatividade (Hegel) ou como uma espécie de configuração de vontade (Schopenhauer).
Downloads
Referências
ASSOUN, Paul-Laurent. Freud, a filosofi.a e os filósofas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978.
CABRERA. Julie. A leitura schopenhauereana da segunda Crítica. Revista Filosofia Política, n. 4, L&M, Unicamp-UFRGS, 1987.
___ . Projeto de Ética negativa. São Paulo: Mandacarú, 1990.
___ . Critica de la Moral afinnativa. Barcelona: Gedisa, 1996.
· __ . Wissenschaft der Logik. Felix Meiner Verlag, 1975. 2 v.
___ . Phénomenologie de l'esprit. Préface. Edição bilíngüe francês-alemão, tradução, introdução e notas de Jean Hyppolite. Paris: Aubier-Montaigne, 1978.
HYPPOLITE, Jean. Comentaria hablado sobre la Vemeinung de Freud. ln: LACAN, J. Escritos 2. 4. ed. México: Sigla XXI, 1978.
SCHOPENHAUER. A Über die vierlache Wurzel des Satzes vom zurreiéhenden Grunde. 2. ed. Felix Meiner Verlag, 1970.
___ . Die Welt ais Wille und Vorstellung. Wiesbaden, Eberhard Brockhaus Verlag, 1949. 2 v.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS