OS MANUAIS ESCOLARES NA FRANÇA E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.5.35594Palavras-chave:
Manuais escolares, formação do cidadãoResumo
O autor apresenta um rápido histórico do papel da instituição escolar na França na formação do cidadão: ele estabelece as finalidades, os objetivos e os conteúdos sucessivos de uma formação cívica que, há dois séculos, oscila entre a exposição de dados objetivos ("instrução") e a preocupação de suscitar a adesão a um sistema de valores ("educação") que ora se fundamenta em outros conteúdos disciplinares (história, moral, etc.) ora constitui uma disciplina autônoma, com seus programas, seus horários e seus manuais. Neste artigo, é enfatizada a produção, a difusão e o papel dos manuais de instrução ou educação cívica, cujo recenseamento foi possível pela primeira vez graças ao banco de dados Emmanuelle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS