A LÓGICA COMO DIÁLOGO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.4.35495Palavras-chave:
Fala, opção, filosofia, violênciaResumo
O objetivo deste artigo é analisar a Lógica do Discurso na obra de Éric Weil, bem como relacionar os diversos discursos já feitos na história da filosofia na tentativa de apresentar um a nova maneira de ser, de compreender, de falar e de agir. Estes discursos se manifestam como aceitação do absoluto - optando pela racionalidade, ou como recusa ao diálogo - optando pela violência. Esta lógica pretende superar as demais lógicas articuladas na história.
Downloads
Referências
CAILLOIS, R. "Attitudes et catégories selon Éric Weil" in Revue du Métaphsique et de Morale, 58, 1953, p. 273-291.
KIRSCHER, G. "Sistematicitá e apertura àel àiscorso filosófico", in Éric Weil, Diferenze, 13, 1989, p. 122-173.
---. La philosophie d'Éric Weil, Paris: PUF, 1989.
PERINE, M. Filosofia e Violência, S. Paulo: Loyola, 1987.
SOARES, C. M., O Filósofo e o político, S. Paulo: Loyola, 1998.
WEIL, Éric. Logique de la Philosophie, Paris: Vrin, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS