APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.3.35421Resumo
O número do terceiro trimestre da revista Ventas, há diversos anos, é dedicado ao pensamento medieval. A qualidade dos trabalhos nele publicados, a periodicidade garantida e quantidade de colaboradores tornaram-no ponto de referência não só no Brasil, mas também no exterior. De fato, não são muitas, no mundo todo, as revistas que publicam anualmente um número voltado para a Filosofia Medieval.
Como organizador da publicação durante todo este período, procurei ouvir outros colegas há mais tempo trabalhando na área e, em conjunto, definimos uma política editorial que pode ser resumida em dois pontos: a qualidade dos trabalhos e a promoção de novos pesquisadores.
Constatamos, como não poderia deixar de ser, que, por vezes, há mútua exclusão entre estes pontos. Isto, porém, nos encorajou ainda mais a segui-los e nos desafiou a encontrar formas de conciliação entre eles. De fato, atendo-nos tão somente à qualidade, estaríamos a apresentar textos de colegas que os podem publicar também em outros periódicos, especializados e de renome. Se a "promoção de jovens talentos" fosse critério único, a revista então perderia o caráter de pertencer a um Programa de Pós-Graduação.
Ora, não é nosso objetivo concorrer com periódicos estrangeiros especializados, mas também jamais aceitaremos que o nível dos textos apresentados mereça reparos. Assim, mantemo-nos entre dois pólos, e a aceitação que a revista encontra nos mais diferentes ambientes acadêmicos nos permite supor que trilhamos o caminho certo.
O presente volume enfeixa parte dos trabalhos a serem apresentados no VI Encontro Internacional de Filosofia Medieval, a realizar-se em Bragança Paulista, entre os dias 20 e 24 de setembro do corrente ano. O encontro é promovido pela Comissão Brasileira de Filosofia Medieval e tem como tema: Estrutura do saber e teoria da ciência. A organização dos saberes na Idade Média.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS