LEITURA MERLEAU-PONTYANA DA TEORIA FENOMENOLÓGICA DA EXPRESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2000.2.35058Palavras-chave:
Merleau-Ponty. Husserl. Fenomenologia. Expressão.Resumo
A tese de Husserl - segundo a qual,
os signos (expressivamente empregados) haveriam
de encarnar nossos pensamentos - forneceu
o ponto de partida ao projeto merleau-pontyano
de restituição "filosófica" de nosso contato com o
mundo da percepção. Porquanto seriam gestos
instituídos por nosso corpo, os signos (expressivamente
empregados) remeteriam a reflexão
filosófica à experiência sensível e, conseqüentemente,
ao mundo da percepção revelado por essa
experiência. Mais do que isso, os signos (expressivamente
empregados) esclareceriam a origem
sensível dos pensamentos. O que acabaria por
suspender a própria tese fenomenológica de que
os pensamentos seriam o desdobramento dos
atos de uma consciência pura. A interpretação
merleau-pontyana da teoria fenomenológica da
expressão mostrou que, tal como ôs pensamentos,
a consciência de nós mesmos seria tributária
da experiência sensível.
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