VISION WELTREPUBLIK – DEMOKRATIE IM ZEITALTER DER GLOBALISIRUNG
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2001.1.34982Palavras-chave:
Apel. Direitos humanos. Ética do discurso. Habermas. Justiça comutativa. Justiça política.Resumo
A teoria da justiça política, segundo Hóffe, fundamentada na justiça comutativa, sustenta que a fundamentação das reivindicações normativas da sociedade na comunidade discursiva, como o fazem Apel e Habermas em sua ética do discurso, é apenas uma fundamentação derivada, pois a comunidade discursiva necessariamente pressupõe direitos humanos. Por sua vez, a ética do discurso argumenta que os direitos humanos só podem ser legitimados através do discurso. Este artigo mostra que o pressuposto normativo tanto para a comunidade discursiva quanto para o princípio da justiça comutativa é que todos os seres humanos são autorizados a uma partilha do mundo. Somente através desta premissa de uma justiça distributiva pode haver parceiros capazes de exercer reciprocidade e participantes do discurso que também tenham algo sobre o que tenham de decidir juntos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS