ESTRUTURAS FILOSÓFICAS DO ENSINAMENTO DE LUTERO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2002.2.34873Palavras-chave:
Modos do pensar. Pensamento de Lutero. Teologia e Filosofia. Filosofia semítica. Pensamento paradoxal.Resumo
O objetivo deste artigo é pesquisar, no subterrâneo do pensamento de Martim Lutero, indícios de uma Denkweise, um modo de pensar que lhe seria peculiar. A hipótese é que há uma consistência filosófica nesse pensamento, mas que suas características o distinguem das razões filosóficas tradicionais da escolástica tardia. Os anos de imersão na Bíblia deram a Lutero não só uma interpretação da justiça da fé que foi revolucionária em sua época, mas também um modo de pensar que revela características do que atualmente se vem redescobrindo como “pensamento semítico”. Esses elementos, em tensão criativa com a razão grega e subordinados à estrutura paradoxal do pensamento cristão, conferem um estatuto filosófico característico ao pensamento de Lutero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS