Heidegger e Paulo. Contração da temporalidade e religiosidade “escatológica” na situação do hos me paulino (1 Cor 7, 29-31)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.3.34367Palavras-chave:
fenomenologia, facticidade, escatologia, temporalidadeResumo
O artigo destaca a noção de temporalidade com base na interpretação fenomenológica do texto paulino de 1 Cor 7,29-31 na segunda parte da preleção friburgense do semestre de inverno de 1920/1921 intitulada “Introdução à Fenomenologia da Religião (GA 60, 119-121). Heidegger volta-se para o que unicamente faz do cristianismo um evento originariamente histórico, a saber: a fé cristã. Dentre os três fenômenos temporalmente eminentes presentes na segunda parte do curso (o ter-se-tornado [Gewordensein], o “como se não” [alsobnicht, hōsmē] e a espera da parusia) destacamos a partícula grega hōs mē de 1 Cor 7,29-31 como atuação autêntica do presente: a fórmula hōs mē não tem somente um sentido negativo, mas para Paulo o “como se não” significa que o comportamento induzido pelo viver “como se não” não exclui o engajamento no mundo circundante (Umwelt) e mais precisamente contra ele. Explicitar esse “retorno” à situação fática que caracteriza a vida cristã tal como Paulo a viveu através da escrita de suas epístolas implica examinar, sucessivamente, os dois momentos fundamentais da fenomenologia do jovem Heidegger (1), o texto paulino a partir da relação entre concentração e tensão escatológicas (2), a fórmula hōs mē e o complexo realizador da vida cristã com base no horizonte escatológico (3) e, a guisa de conclusão, a relação entre “concepção prévia” e facticidade cristã com base na coesão estrutural entre religiosidade cristã originária, experiência fática da vida e temporalidade(4).
Downloads
Referências
ALAND, Kurt; BLACK, Matthew et al. (ed.). The Greek New Testament.Stuttgart: Biblia-Druck GmbH, 1983.
ARDOVINO, Adriano. InterpretazionifenomenologichedelCristianesimo.
Vaticano: LateranUnivsesity Press, 2016.
AGAMBEN, Giorgio. O tempo que resta. Um comentário à Carta aos Romanos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 37-57.
ANELL I, Alberto. Heidegger e lateologia. Brescia: Morcelliana, 2011.
BARASH, Jeffrey Andrew. Theology and the Historicity of Faith in the Perspective of the Young Martin Heidegger. In: McGRATH, S. J.; WIERCINSKI, A. (ed.). A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam & New
York: Rodopi, 2010. p. 93-113. https://doi.org/10.1163/9789042030817_006 DOI: https://doi.org/10.1163/9789042030817_006
ARRIEN, S. J. L’inquiétude de la pensée. L’herméneutique de la vie du jeune Heidegger (1919-1923). Paris: PUF, 2014. https://doi.org/10.22329/p.v12i2.5037 DOI: https://doi.org/10.22329/p.v12i2.5037
ARRIEN, S. J. Foiet indication formelle. Heidegger, lecteur de saint Paul (1920-1921). In: CAMILL ERI, S. (éd.). Le jeuneHeidegger 1909-1926. Paris: J. Vrin, 2011. p. 155-172.
CAMILL ERI, S. Phénoménologie de la religion et herméneutique théologique dans la pensée du jeune Heidegger. Dordrecht: Springer, 2008. https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6731-0_12 DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6731-0_12
CAMILL ERI, S. Heidegger et les grandes lignes d’une phénoménologie herméneutique du christianisme primitif. Dordrecht: Springer, 2017. https://doi.org/10.7764/aporia.2.1635 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-45198-5
FAGNIEZ, Guillaume. Remarques sur le “sens du sens” chez le jeune Heidegger. Philosophiques, Québec, n. 44/2, p. 354-355, 2017. https://doi.org/10.7202/1042340ar DOI: https://doi.org/10.7202/1042340ar
FISCHER, Mario. Religiöse Erfahrung in der Phänomenologie des frühen Heidegger. Göttingen: Vandenhoeck& Ruprecht, 2013. https://doi.org/10.13109/9783666564086 DOI: https://doi.org/10.13109/9783666564086
GREISCH, Jean. L’Arbre de vie et l’Arbre du savoir. Les racines phénoménologiques de l’herméneutique heideggerienne (1919-1923).Paris: Cerf, 2000.
HEIDEGGER, Martin. Anmerkungenzu Karl Jaspers’ Psychologie der
Weltanschauungen. In: HEIDEGGER, Martin. Wegmarken. (Gesamtausgabe [= GA] 9). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1976. p. 1-44. https://doi.org/10.5944/endoxa.4.1994.4831 DOI: https://doi.org/10.5944/endoxa.4.1994.4831
HEIDEGGER, Martin. Notas sobre a “psicologia das visões de mundo” de Karl Jaspers (1919/1921). In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Tradução brasileira de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008. p.11-55. https://doi.org/10.1590/s0104-71832018000300017 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-71832018000300017
HEIDEGGER, Martin. UnterwegszurSprache(1950-1959) (GA 12). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann. A edição original remonta ao ano de 1959 com a publicação da conferência em NeskePfullingen: VerlagGünther, 2018. p. 227-258.
HEIDEGGER, Martin. Die Idee der Philosophie und das Weltanschauungsproblem (Kriegsnotsemester1919). In: HEIDEGGER, Martin. ZurBestimmung der Philosophie. (GA 56/57) Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1999. p. 1-117. https://doi.org/10.5840/heideggerstud1996121 DOI: https://doi.org/10.5840/heideggerstud1996121
HEIDEGGER, Martin. Grundprobleme der Phänomenologie [Wintersemester 1919/20] (GA 58). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1993. (2010).
HEIDEGGER, Martin.1993b. Phänomenologie der Anschauung und des Ausdrucks. Theorie der philosophischenBegriffsbildung [SS 1920] (GA 59). Frankfurt am Main: VittorioKlostermann, 1993 (22007).
HEIDEGGER, Martin. PhänomenologiedesreligiösenLebens[WS 1920/1921] (GA 60). Frankfurt amMain: Vittorio Klostermann, (22011), especialmente a preleção intitulada Einleitung in die Phänomenologie der Religion. In: HEIDEGGER, Martin. PhänomenologiedesreligiösenLebens. (GA 60), 1995. p. 1-156.
HEIDEGGER, Martin. Fenomenologia da Vida Religiosa. Tradução brasileira de Enio Paulo Giachini; Jairo Ferrandin e Renato Kircher. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2010. (2014).
HEIDEGGER, Martin. EinRückblick den Weg (1937-1938). In: HEIDEGGER, Martin. Besinnung (GA 66). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann,1997. p. 407-428.
HEIDEGGER, Martin. Meu caminho até aqui. In: HEIDEGGER, Martin. Meditação. Tradução brasileira de Marco Antonio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 347.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Edição em alemão e português. Trad.,organização, nota prévia, anexos e notas por Fausto Castilho. São Paulo- Petrópolis: Editora Unicamp-Vozes, 2012.
LEHMANN, Karl. Metafisica, filosofia trascendentale e fenomenologia nel primo Heidegger (1912-1916). In: POGGI, P.; TOMASELL O, P. (a cura di). Martin Heidegger. Ontologia, Fenomenologia, Verità. Milano: UniversitariediLettere Economia Diritto, 1995. p. 55-93.
QUESNE, Ph. Les Recherchesphilosophiques du jeuneHeidegger. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2003.
RUFF, Gerhard. Present History: Reflections on Martin Heidegger’s Approach to Early Christianity. In: McGRATH, S. J.; WIERCINSKI, A. (ed.). A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam & New York: Rodopi, 2010. p. 233-238. https://doi.org/10.1163/9789042030817_013 DOI: https://doi.org/10.1163/9789042030817_013
SERBAN, C. Le vécu: acte, accomplissement ou événement?. In: CAMILLERI, S. ; FAGNIEZ, G. GAUVRY, Ch. (ed.). Heideggers Hermeneutik der Faktizität. Nordhausen: Verlag Traugott Bautz GmbH, 2018. p. 99-112.
SURACE, V. L’ inquietudine dell’esistenza. Le radici luterane dell’ontologia della vitadi Martin Heidegger. Milano: Mimesis, 2014.
ZABOROWSKI, Holger. A “Genuinely Religiously Orientated Personality”: Martin Heidegger and the Religious and Theological Origins of this Philosophy In: McGRATH, S. J.; WIERCINSKI, A. (ed.), A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam& New York: Rodopi, 2010. p. 3-19. https://doi.org/10.1163/9789042030817_002 DOI: https://doi.org/10.1163/9789042030817_002
WIERCINSKI, Andrzej. Heidegger’s Atheology: The Possibility of Unbelief. In: McGRATH, S. J.; WIERCINSKI, A. (ed.). A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam & New York: Rodopi, 2010. p.
-178. https://doi.org/10.1163/9789042030817_009 DOI: https://doi.org/10.1163/9789042030817_009
ZEAMI, Georgia. La conversione del pensiero. L’etica Cristiana originarianellefrüheFreiburgerVorlesungen di Martin Heidegger. Genova: IlMelangolo, 2010.