O liberalismo como sabedoria política
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2007.1.1862Resumo
O objetivo deste artigo é contextualizar, sinteticamente, o liberalismo da Teoria da justiça de John Rawls dentro da tradição, a partir de alguns de seus elementos essenciais, tais como as idéias de contrato, de liberdade, de igualdade e de racionalidade, e identificá-lo a uma forma própria e metódica de se pensar a política como sabedoria.
PALAVRAS-CHAVE – Liberalismo. Teoria da justiça. John Rawls.
ABSTRACT
The aim of this article is to summarily contextualize the liberalism of Rawls’s A Theory of Justice, within the political tradition and its essential elements, such as the ideas of contract, liberty, equality, and rationality, so as to identify its proper form and method to think politics as wisdom.
KEY WORDS – Liberalism. Theory of justice. John Rawls.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS