Aux origines de la pensée politique américaine
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2005.1.1793Resumo
O artigo busca refletir sobre as eleições de 2004 nos EUA, colocando-as em seu contexto histórico e filosófico, de forma a revisitar as origens revolucionárias do pensamento político americano em uma análise fenomenológica que desvela em que sentido a democracia pode ser dita radical.
PALAVRAS-CHAVE – Democracia. Eleições. Pensamento politico. Revolução americana.
ABSTRACT
The article tries to reflect on the 2004 US elections by putting them in historical and philosophical context, so as to recast the revolutionary origins of the American political thought in a phenomenological analysis that unveils in which sense democracy may be said to be radical.
KEY WORDS – American revolution. Democracy. Elections. Political thought.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS