Derrida’s Critique of Husserl and the philosophy of Presence
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2005.1.1792Resumo
O autor reexamina a crítica de Derrida à fenomenologia de Husserl de forma a mostrar como a sua coerência estrutural emerge não tanto de uma redução a uma doutrina particular, mas antes das exigências de uma concepção unitária, especificamente impostas pelas determinações epistemológicas e metafísicas da presença.
PALAVRAS-CHAVE – Desconstrução. Derrida. Fenomenologia. Husserl. Presença. Significado.
ABSTRACT – The author reexamines Derrida’s critique of Husserl’s phenomenology, so as to show how its structural coherency arises not so much from the reduction to a particular doctrine, but rather from the demands of a unitary conception, specifically from the demands imposed by the epistemological and metaphysical determinations of presence.
KEY WORDS – Deconstruction. Derrida. Husserl. Meaning. Phenomenology. Presence.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS