A relação dialética entre arte e sociedade em Theodor W. Adorno
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2014.2.16468Palavras-chave:
Adorno. Arte. Sociedade. Reificação.Resumo
O trabalho pretende discutir o duplo caráter das obras de
arte a partir da obra de Theodor W. Adorno. Pretende-se examinar
os argumentos sustentados pelo autor sobre o caráter social das
obras, principalmente, no caso da música, em que se pode perceber
como o desenvolvimento do próprio material musical expressa as
aporias encontradas na sociedade. Por meio de uma crítica dialética,
Adorno discute tanto o modo pelo qual as obras de arte respondem
às contradições da sociedade, colocando-se, assim, como força de
resistência à reificação, quanto a influência negativa que sofrem, por
exemplo, no contexto da indústria cultural. Além disso, o artigo pretende
se dedicar à reflexão sobre a autonomia das obras de arte, qualidade que
as mantém fechadas, desenvolvendo-se apenas segundo leis formais
internas, sem que atendam a uma função social. É nesse sentido que
se coloca a exigência de uma determinada forma de recepção das
obras, orientada não pela fruição, mas pela possibilidade de interpretar
seu teor de verdade. Assim, a dialética presente no modo como as
obras se relacionam com a sociedade torna possível concebê-las como
possibilidade de crítica à realidade e de resistência à reificação.
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