A unidade deslizante da obra Photomaton & Vox, de Herberto Helder
DOI:
https://doi.org/10.15448/2526-8848.2017.2.28902Palavras-chave:
unidade, obra, Herberto Helder.Resumo
O presente artigo aproveita a noção de unidade da obra para pensar a produção de Herberto Helder, em especial Photomaton & Vox, livro híbrido feito da experimentação de diversos gêneros. Importa-nos, portanto, pensar em que medida alguns textos do conjunto nos ajudam a entender as ideias de fragmentação, unidade, totalidade e continuidade para o caso em questão, partindo do conceito de álbum para Roland Barthes.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A preparação do romance. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005. Vol. 2: A obra como vontade.
HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. 4. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
______. "Entrevista". In: Inimigo Rumor, n. 11. Rio de Janeiro: 7letras, 2º semestre de 2001.
MELOT, Michel. Livro. Tradução de Marisa Midori Deaecto e Valéria Guimarães. Cotia: Ateliê Editorial, 2012.
RIBEIRO, Gustavo Silveira. “Os paradoxos da escrita autobiográfica em Photomaton & Vox de Herberto Helder”. Revista Interdisciplinar, ano IV, v. 8, p. 177-182, 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1196/1034>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Scriptorium
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scriptorium implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scriptorium como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.