Fragmentos de um discurso criativo: notas para uma metodologia de composição da história
DOI:
https://doi.org/10.15448/2526-8848.2017.2.27981Palavras-chave:
escrita criativa, processo de criação, mito, imaginário.Resumo
Resultado de uma antiga necessidade de efabulação, o processo de contar uma história requer do criador uma capacidade específica de reunir elementos da vivência humana e dar-lhes um significado maior através da dramatização. No entanto, uma história não surge na mente de um autor em sua forma acabada, mas, sim, aos pedaços, em fragmentos. Tal como o enamorado, no discurso amoroso de Roland Barthes, às voltas com o objeto de sua paixão, o autor promove uma intensa investigação acerca dos elementos constitutivos da história que quer contar, valendo-se muitas vezes de uma estrutura mítica para coordená-los. Este ensaio reúne algumas anotações para uma metodologia do processo criativo, desde a concepção da ideia original até a fase de estruturação da história, através da análise de alguns princípios básicos e conceitos norteadores como “lei do conflito”, “princípio da progressão”, “forças do antagonismo”, “jornada do herói”, entre outros.
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